25 de nov de 2020

Quando Procurar por um Tratamento para Engravidar?

Compartilhe este post

Você sabia que existe um determinado período de tempo para que a gravidez se concretize? Geralmente, o resultado positivo não vêm logo na primeira tentativa. Por isso, não é necessário se desesperar e acreditar que é hora de buscar um tratamento para engravidar se não conseguir rapidamente.

Entretanto, após um período de tentativas sem sucesso, quando é necessário ficar atento e buscar ajuda de uma clínica de reprodução humana? Para descobrir, acompanhe o artigo!

Quanto tempo de espera é considerado normal para engravidar?

A cada ciclo, as chances de engravidar são de 18 a 20% para casais saudáveis e em idade fértil. Vale dizer ainda que apenas 38% dos casais que estão tentando ter um bebê conseguem esse feito logo após do primeiro ciclo.

Por essa razão, é indicado realizar tentativas pelo período de um ano inteiro para, então, verificar a necessidade de um tratamento para engravidar.

Mas, atenção! Para mulheres com mais de 35 anos, o tempo de tentativas cai para seis meses, pois a idade é um fator que pode ser prejudicial. Afinal, a fertilidade diminui com o passar dos anos. Por isso que, quando a mulher decide postergar a gravidez, o congelamento de óvulos pode ser uma boa alternativa.

Por outro lado, caso o casal já perceba alguma alteração, como ciclos menstruais irregulares, ausência de menstruação ou dores intensas (como cólicas), é importante investigar precocemente possíveis causas. Esses fatores podem modificar as suas chances de engravidar, e também indicar problemas de saúde que devem ser tratados.

Como se preparar para uma gravidez?

Antes mesmo de diagnosticar a infertilidade, o ideal é realizar uma consulta ginecológica pré-concepcional. Desta forma, você poderá descobrir se está saudável ou se existe algum fator que possa dificultar a gravidez, como endometriose e síndrome de ovários policísticos. Esse também costuma ser o momento em que a mulher começará a fazer uso de vitaminas.

Após isso, o casal — sem diagnóstico de algum fator limitante — poderá aguardar um ano de tentativa com segurança.

Vale ainda lembrar que os homens também podem apresentar fatores que dificultam a gravidez! Por motivos culturais, os fatores masculinos não costumam ser investigados com tanta frequência, mas também merecem atenção. Por isso, ao tentar engravidar, ambos os parceiros devem se cuidar e realizar exames de rotina.

E se eu realmente precisar de um tratamento para engravidar?

Após seis meses a um ano de tentativas de engravidar sem sucesso — dependendo da idade da mulher —, é indicado buscar uma clínica de reprodução humana para realizar uma investigação completa.

Só após uma investigação detalhada e personalizada é que o melhor tratamento para o seu caso poderá ser indicado. As causas de infertilidade são diversas e, por isso, o tratamento para cada caso também varia.

A VidaBemVinda conta com um corpo clínico de alta qualidade técnica, que além de ser especializado, entende que cada casal é único. Por isso, investiga a história dos dois parceiros como um todo para identificar possíveis fatores que causam infertilidade antes de propor o tratamento para engravidar, que será mais o personalizado possível.

Acesse o site da VidaBemVinda para conhecer mais sobre o nosso trabalho.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados