01 de out de 2021

O Que É Infertilidade Masculina E Quais Os Tratamentos?

Confira neste artigo o que é infertilidade masculina e quais são os principais tratamentos para lidar com esse problema.

Compartilhe este post

Você sabe o que é infertilidade masculina? Esse problema é responsável por 30% dos casos de dificuldade para engravidar. Mas, felizmente, a medicina reprodutiva evoluiu muito e a VidaBemVinda oferece tratamentos eficientes que permitem que o homem realize o sonho de ser pai. 

Continue a leitura para saber o que é infertilidade masculina e conhecer as opções disponíveis!

O que é infertilidade masculina? Quando o homem precisa se preocupar com esse problema?

Para responder o que é infertilidade masculina vamos recorrer ao conceito de infertilidade, definido pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, que é tentar engravidar por um ano, sem uso de contraceptivos e não obter sucesso. 

Nesse caso, é importante que o homem procure um médico andrologista para investigar as causas do problema. Contudo, vale lembrar que o espermograma é apenas uma avaliação inicial e que alterações leves ou moderadas não são uma certeza de infertilidade. Dessa forma, é preciso realizar mais exames para determinar o diagnóstico. 

Quem já usou testosterona, por exemplo, seja por indicação médica ou na forma de anabolizantes, precisa ficar atento. Além disso, fatores como sobrepeso, tabagismo, diabetes e sedentarismo também contribuem para a queda da fertilidade, de modo que, nesses casos, é interessante procurar um médico.

Outro problema comum é a varicocele, espécie de varizes na bolsa testicular, no qual ocorre um refluxo do sangue e, consequentemente, a dilatação das veias testiculares. Esse problema é responsável por cerca de 50% dos casos de infertilidade masculina. 

Para confirmar esse quadro é importante procurar um andrologista e um especialista em reprodução humana, que irão mostrar os tratamentos disponíveis.

Quais os tratamentos que a VidaBemVinda oferece?

A VidaBemVinda oferece diversas soluções para homens que enfrentam problemas de fertilidade, que podem ser abordagens clínicas, cirúrgicas ou as técnicas de reprodução assistida.

Tratamentos clínicos

Os tratamentos clínicos são aqueles realizados com uso de medicamentos. Eles são eficientes para homens que já utilizaram testosterona e possuem um quadro de disfunção hormonal. Nesse caso, é preciso fazer a recuperação pós-anabólica com uso de hormônios. 

Abordagens cirúrgicas

Alguns casos de varicocele requerem intervenção cirúrgica. O procedimento é bastante simples e o objetivo é interromper o fluxo sanguíneo e reverter a dilatação das veias da região. 

O resultado é bastante positivo, mas, após a melhora, é preciso se consultar com um especialista para verificar se será necessário recorrer às técnicas de reprodução assistida.

Homens com criptorquidia, condição que o homem nasce com os testículos na região do abdômen e eles não descem para a bolsa escrotal. Nesse caso, é feita a intervenção cirúrgica para corrigir o posicionamento dos testículos.

Técnicas de reprodução assistida

A medicina reprodutiva conta com várias técnicas que auxiliam homens com problemas de fertilidade. Os principais métodos são a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV).

A inseminação artificial é um tratamento de baixa complexidade, no qual o esperma é coletado, concentrado e inserido na cavidade uterina da paciente com o auxílio de um cateter.

Já a FIV é uma técnica complexa que requer a coleta dos óvulos e espermatozoides. Esses gametas são incubados em laboratório para que a fecundação ocorra. Quando o embrião estiver desenvolvido, ele será transferido para o útero da paciente.

Se ao final deste texto sobre o que é infertilidade masculina você está pensando “será que eu sou infértil?”, fique tranquilo! Entre em contato com a VidaBemVinda para falar com um especialista e ter o diagnóstico correto, bem como a orientação específica para o seu caso!

Compartilhe este post

Artigos relacionados