12 de ago de 2021

Como Funciona A Fertilização In Vitro? — O Especialista Responde!

Compartilhe este post

Você tem dúvidas sobre como funciona a fertilização in vitro e precisa de uma explicação simples e prática para ter certeza se esse tratamento é o ideal para o seu caso? O especialista da VidaBemVinda, clínica especializada em reprodução assistida, vai te responder!

A fertilização in vitro é um tratamento de reprodução humana que serve para casais que possuem algum tipo de dificuldade para engravidar, ou seja, infertilidade.

Por isso, o Dr. Lucas Yamakami responde algumas perguntas que podem te auxiliar no momento de decidir realizar o tratamento. Confira neste artigo!

Como funciona a fertilização in vitro?

Para saber como funciona a  fertilização in vitro é preciso ter em mente que o processo é composto por algumas etapas. A primeira delas é a estimulação ovariana, que tem como objetivo aumentar o número de óvulos coletados em um ciclo da mulher e, com isso, elevar as chances de gravidez.

A segunda etapa é a coleta dos óvulos e a formação dos embriões, que acontece em um laboratório de reprodução humana, onde ocorre a fertilização do óvulo pelo espermatozóide. E é este processo é que dá o nome a técnica:FIV (fertilização in vitro).

Por fim, acontece a transferência deste embrião para o útero da mulher.

Todas as etapas são feitas sequencialmente ou possuem pausas?

Atualmente, muitos tratamentos de FIV são feitos por etapas, com intervalos entre elas. Primeiro fazemos a estimulação, captação, formação e congelamento dos embriões. Depois, é realizado o preparo do útero e a transferência do embrião.

O processo de fertilização in vitro, se não contar com as pausas, levará cerca de vinte dias para ser terminado, o equivalente a um ciclo menstrual e, a partir disso, espera-se para saber o resultado.

Já um tratamento com pausas pode durar de dois a três meses.

Qual a taxa de sucesso da fertilização in vitro?

A taxa de sucesso da fertilização in vitro depende da idade da paciente. Mulheres com 35 anos ou menos terão chances de gravidez, em média, de 50%.

Aquelas que possuem cerca de 37  anos contam com uma taxa de sucesso de cerca de  40%. Já mulheres de 40 anos, por exemplo, apresentam probabilidade de gravidez entre 15% e 25%.

Quais as principais motivações para os casais procurarem o tratamento de fertilização in vitro?

A princípio, o tratamento era procurado por casais que contavam com dificuldades para engravidar, como a infertilidade.

No entanto, hoje em dia, existem outras indicações para a FIV, como:

  • testes genéticos do embrião para doenças conhecidas;
  • apoio para formação de novas famílias de casais homoafetivos;
  • gestação independente;
  • preservação da infertilidade.

Para saber mais sobre o tema, leia o artigo: Como Se Preparar Para a Fertilização in Vitro?

Compartilhe este post

Artigos relacionados