O Que é Fertilização in Vitro? — 5 Informações que Você Precisa Saber sobre a FIV!

Compartilhe este post

A infertilidade atinge cerca de 15% dos casais em idade fértil. A boa notícia é que, com o avanço da medicina reprodutiva, não é preciso deixar de lado o sonho de ter filhos. O caminho para isso é investir em técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro.

Mas, afinal, você sabe o que é Fertilização in Vitro (FIV)? Para te ajudar a compreender mais sobre o tratamento, listamos cinco informações importantes. Acompanhe!

O que é Fertilização in Vitro?

A Fertilização in Vitro é um tratamento de reprodução assistida que consiste em fertilizar os óvulos retirados dos ovários femininos, após um estímulo ovariano, e fertilizá-los, em laboratório, com os espermatozoides. 

Assista ao vídeo para entender ainda mais sobre esse processo: 

5 informações que você precisa saber sobre a Fertilização in Vitro

Agora que você já sabe o que é Fertilização in Vitro, que tal conferir mais algumas informações importantes sobre esse tratamento?

Essa técnica segura e eficaz já ajudou milhões de famílias em todo o mundo a realizar o sonho de ser pai ou mãe. Hoje, ela também é uma opção para casais homoafetivos que desejam ter filhos. 

Veja, a seguir, cinco informações importantes sobre a técnica! 

1. É técnica de reprodução assistida mais eficaz

Cada procedimento para infertilidade tem sua indicação, seu custo e sua taxa de sucesso. Entre os tratamentos da reprodução assistida, apesar de maior complexidade e também maior custo, a FIV é o que tem taxas de sucesso mais altas, com cerca de 45% de resultados positivos.

Por isso, é considerada o mais eficaz. Por outro lado, vale ressaltar que tanto as indicações quanto as taxas de sucesso variam conforme o histórico clínico do casal.

2. A fecundação ocorre em laboratório

Tendo entendido o que é Fertilização in Vitro, é importante compreender um pouco melhor como funciona o procedimento.

Primeiramente é realizado o estímulo ovariano controlado com medicação, para que sejam retirados o maior número possível de óvulos dos ovários. Após esse passo, é feita a  Fertilização in Vitro em si: a união do espermatozoide com o óvulo em laboratório.

Esse processo pode ser feito por meio da:

  • FIV clássica — quando o espermatozoide e o óvulo são colocados próximos um do outro e a penetração do espermatozoide no óvulo depende de sua própria motilidade; 
  • ICSI — quando os espermatozoides são selecionados e injetados dentro do óvulo um a um, pelo embriologista.

Após fecundado, o óvulo fica em um período de cultivo embrionário para chegar ao estágio adequado de maturidade e, então, poder ser transferido para o útero. A transferência pode ser feita com embriões descongelados ou frescos, dependendo de cada caso e cenário.

Veja o passo a passo da FIV no vídeo abaixo:

3. Mulheres podem recorrer a FIV até os 50 anos

Se você está se perguntando se existe uma idade limite para fazer a Fertilização in Vitro, saiba que de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) as mulheres podem se submeter a tratamentos de infertilidade até os 50 anos. 

Após essa idade, caso tenha interesse em engravidar, é necessário solicitar aprovação do tratamento com o Conselho, que irá avaliar individualmente caso a caso. A boa notícia é que a FIV é uma técnica muito interessante para mulheres que desejam uma gravidez tardia.

Confira a explicação da Dra. Larissa Matsumoto sobre o assunto:

4. O tratamento da FIV dura de 10 a 14 dias

Uma das principais dúvidas quando o assunto é o que é Fertilização in Vitro e como ela funciona fala sobre a duração do tratamento. Diferente do que muitos acreditam, o processo é rápido, durando de 10 a 14 dias. 

Esse é o período em que é feito o estímulo ovariano por meio de medicações. Após essa etapa, o procedimento é realizado em laboratório e o embrião é cultivado por 5 dias.

Em seguida, já pode ser feita a transferência embrionária a fresco ou o congelamento do embrião para transferência futura, quando desejado.

5. Antes do tratamento, é fundamental realizar um diagnóstico preciso

Antes de determinar o tratamento de fertilização ideal para cada caso, é indispensável que o casal passe por uma investigação bem detalhada por meio de exames para ter um diagnóstico preciso da causa da infertilidade. 

O diagnóstico de Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA) só pode ser dado após uma avaliação completa sem que tenha sido encontrada alguma anormalidade.

Para quem é indicado a Fertilização in Vitro?

Tendo bem claro o que é Fertilização em Vitro e estando por dentro das informações fundamentais sobre esse tratamento, você pode estar pensando se a FIV é indicada para o seu caso, não é mesmo?

Normalmente, essa técnica de reprodução assistida é indicada para casais que não conseguiram engravidar após um ano de tentativas sem sucesso. Essa dificuldade pode ser causada por diversos fatores, como problemas de infertilidade feminina ou masculina.

A FIV também pode ser uma opção para mulheres com mais de 37 anos, que apresentam uma redução na qualidade dos óvulos, já que o tratamento ajuda a superar essa barreira. Além disso, ela é uma forma pela qual casais homoafetivos podem ter filhos e é indicada nesses casos.

Qual o valor do tratamento de Fertilização in Vitro?

Definir qual o valor do do tratamento de Fertilização in Vitro é uma tarefa difícil pois irá variar caso a caso, dependendo da quantidade fertilizações que serão feitas e óvulos que serão coletados. Em média, o custo do tratamento pode variar de alguns milhares de reais. 

Porém, o valor do tratamento não pode ser medido apenas em termos financeiros. Para muitos casais, a Fertilização in Vitro representa a realização de um sonho que parecia impossível, oferecendo uma chance real de ter um filho biológico.

Gostou de descobrir o que é Fertilização in Vitro e algumas das curiosidades por trás desse procedimento? Então confira também o artigo com dicas para escolher a melhor clínica de fertilização para você

 

Dra. Fernanda

Por Dra. Fernanda Ramos

09 de maio de 2023
Compartilhe este post

Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/storage/c/0e/98/vidabemvinda1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados