24 de set de 2021

O Que É Reprodução Assistida E Quais São Os Métodos E Técnicas Disponíveis Para Casais Homoafetivos?

Compartilhe este post

A reprodução assistida consiste em um conjunto de técnicas médicas utilizadas para a reprodução humana.  Confira o artigo para entender melhor: o que é reprodução assistida e quais são os métodos e técnicas disponíveis para esse procedimento.

O que é reprodução assistida?

Mas, o que é reprodução assistida de fato? São todos os métodos que os médicos utilizam para auxiliar os casais que estão buscando ter filhos e iniciar uma família. Seja para casais heteroafetivos com dificuldades para engravidar, seja para casais homoafetivos. 

Os métodos de reprodução assistida são dois: 

  • a inseminação intrauterina, também conhecida como inseminação artificial: induz a ovulação da mulher e a fecundação ocorre pelo espermatozóide, que é depositado na cavidade uterina.;
  • a fertilização in vitro:os óvulos são retirados do ovário da mulher, no laboratório eles são fertilizados pelo espermatozóide, formando assim um embrião. Com o embrião formato, ele então é transferido para o útero da mulher.

Quais os prós e contras de cada método de reprodução assistida?

Assim como em qualquer outro procedimento, cada um possui sua própria particularidade quanto a eficiência e indicação para cada caso. Veja a seguir os prós e contras dos dois métodos de reprodução assistida:

Inseminação intrauterina

pró: menor custo por tentativa e menos invasivo;

contras: Pode ser necessário até 3 tentativas para ocorrer a gravidez.

Fertilização in vitro

prós: maior eficácia por tratamento, com possível necessidade de menos tentativas;

contras: maiores efeitos colaterais,  por tentativa. 

Quais as técnicas de reprodução assistida disponíveis para casais homoafetivos?

Se você e seu parceiro estiverem decididos a iniciar o processo de reprodução,, conheça a seguir como funcionam as técnicas utilizadas para cada gênero:

Técnicas de reprodução assistida disponíveis para casais masculinos

No caso da reprodução assistida para casais masculinos, a opção é:

  • fertilização in vitro: utiliza-se óvulo doado, advindo de um banco de óvulos ou de uma familiar de até 4o grau de um dos membros do casal (desde que não incorra em consanguinidade), e espermatozóide de um dos membros do casal. O embrião formado é então transferido para o útero de uma familiar de até 4o grau de um dos membros do casal, que passa pela gestação e parto.  

Técnicas de reprodução assistida disponíveis para casais femininos

No caso da reprodução assistida para casais femininos, as opções são:

  • de inseminação intrauterina: o casal recorre a um banco de esperma e uma das parceiras tem sua ovulação estimulada para que o sêmen depositado possa fecundar o óvulo; 
  • fertilização in vitro: os óvulos são retirados do ovário da mulher, no laboratório eles são fecundados pelo espermatozóide, formando assim um embrião. Com o embrião formado há a possibilidade da outra parceira ser responsável pela gestão do bebê. Esse procedimento também é conhecido como gravidez compartilhada.

Inclusive, a gestação compartilhada é uma das vantagens do processo de reprodução assistida, pois, dessa maneira ambas participam de maneira ativa na concepção. Agora que você já sabe o que é reprodução assistida e quais os métodos disponíveis para casais homoafetivos, fale com a VidaBemVinda e agende uma consulta seu(a) companheiro(a) para tirar suas dúvidas e analisar qual o método mais indicado para vocês.

Compartilhe este post

Artigos relacionados