O Que É Reprodução Assistida E Quais São Os Métodos E Técnicas Disponíveis Para Casais Homoafetivos?

Compartilhe este post

A reprodução assistida consiste em um conjunto de técnicas médicas utilizadas para a reprodução humana.  Confira o artigo para entender melhor: o que é reprodução assistida e quais são os métodos e técnicas disponíveis para esse procedimento.

O que é reprodução assistida?

Mas, o que é reprodução assistida de fato? São todos os métodos que os médicos utilizam para auxiliar os casais que estão buscando ter filhos e iniciar uma família. Seja para casais heteroafetivos com dificuldades para engravidar, seja para casais homoafetivos. 

Os métodos de reprodução assistida são dois: 

  • a inseminação intrauterina, também conhecida como inseminação artificial: induz a ovulação da mulher e a fecundação ocorre pelo espermatozóide, que é depositado na cavidade uterina.;
  • a fertilização in vitro:os óvulos são retirados do ovário da mulher, no laboratório eles são fertilizados pelo espermatozóide, formando assim um embrião. Com o embrião formato, ele então é transferido para o útero da mulher.

Quais os prós e contras de cada método de reprodução assistida?

Assim como em qualquer outro procedimento, cada um possui sua própria particularidade quanto a eficiência e indicação para cada caso. Veja a seguir os prós e contras dos dois métodos de reprodução assistida:

Inseminação intrauterina

pró: menor custo por tentativa e menos invasivo;

contras: Pode ser necessário até 3 tentativas para ocorrer a gravidez.

Fertilização in vitro

prós: maior eficácia por tratamento, com possível necessidade de menos tentativas;

contras: maiores efeitos colaterais,  por tentativa. 

Quais as técnicas de reprodução assistida disponíveis para casais homoafetivos?

Se você e seu parceiro estiverem decididos a iniciar o processo de reprodução,, conheça a seguir como funcionam as técnicas utilizadas para cada gênero:

Técnicas de reprodução assistida disponíveis para casais masculinos

No caso da reprodução assistida para casais masculinos, a opção é:

  • fertilização in vitro: utiliza-se óvulo doado, advindo de um banco de óvulos ou de uma familiar de até 4o grau de um dos membros do casal (desde que não incorra em consanguinidade), e espermatozóide de um dos membros do casal. O embrião formado é então transferido para o útero de uma familiar de até 4o grau de um dos membros do casal, que passa pela gestação e parto.  

Técnicas de reprodução assistida disponíveis para casais femininos

No caso da reprodução assistida para casais femininos, as opções são:

  • de inseminação intrauterina: o casal recorre a um banco de esperma e uma das parceiras tem sua ovulação estimulada para que o sêmen depositado possa fecundar o óvulo; 
  • fertilização in vitro: os óvulos são retirados do ovário da mulher, no laboratório eles são fecundados pelo espermatozóide, formando assim um embrião. Com o embrião formado há a possibilidade da outra parceira ser responsável pela gestão do bebê. Esse procedimento também é conhecido como gravidez compartilhada.

Inclusive, a gestação compartilhada é uma das vantagens do processo de reprodução assistida, pois, dessa maneira ambas participam de maneira ativa na concepção. Agora que você já sabe o que é reprodução assistida e quais os métodos disponíveis para casais homoafetivos, fale com a VidaBemVinda e agende uma consulta seu(a) companheiro(a) para tirar suas dúvidas e analisar qual o método mais indicado para vocês.

Dra. Carolina

Por Dra. Carolina Rebello

24 de set de 2021
Compartilhe este post

Artigos relacionados

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Abaixo o arquivo com toda política de privacidade