11 de jan de 2022

Homem Infértil: Sintomas Para Se Atentar

Realizar exames periódicos é essencial para identificar problemas que afetam a saúde reprodutiva masculina. Veja quais são os principais sintomas do homem infértil para se atentar!

Compartilhe este post

A infertilidade é um desafio para muitas mulheres que têm o sonho de engravidar. É também um grande tabu para os homens, já que muitas vezes ela não é associada à saúde masculina. Por isso, é importante estar atento aos sintomas do homem infértil, para que seja possível diagnosticá-las com brevidade.

Antigamente, acreditava-se que somente pessoas do sexo feminino enfrentavam problemas com a fecundidade. Hoje, já se tem o conhecimento de inúmeras doenças que estão associadas a uma idade paterna avançada, sem contar que a qualidade do espermograma pode decair após os 45 anos.

Com um pouco mais de cuidado com a saúde, realização de exames periódicos e atenção aos sinais que o corpo dá, é possível identificar problemas associados à infertilidade masculina.

Continue a leitura para ver quais são os seus principais sintomas e entenda melhor sobre as suas causas!

Quais as causas da infertilidade masculina?

Existem diversos fatores que podem levar à infertilidade no homem, mas entre as principais causas está uma doença conhecida como varicocele, que se caracteriza pela presença de veias dilatadas no cordão espermático, que afetam negativamente o testículo.

Isso eleva o fluxo e refluxo do sangue do abdômen para o testículo, permitindo o aumento da temperatura e o acúmulo de radicais livres de oxigênio no órgão masculino, o que pode piorar a qualidade seminal.

De acordo com o Grupo de Estudos em Saúde Masculina do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), a varicocele atinge cerca de 15% dos homens, mas nem todos que possuem a doença apresentam infertilidade. No entanto, daqueles que passam por esse desafio, cerca de 30% a 45% possuem a doença de algum grau.

As outras causas podem estar associadas ao estilo de vida — como tabagismo, álcool, drogas — e aquelas relacionadas a alterações hormonais e tratamentos que levaram algum dano para os testículos — como cirurgias prévias, radioterapia ou quimioterapia.

Quais são os principais sintomas do homem infértil?

Nem sempre a infertilidade apresenta indícios claros através do corpo. Daí a importância da realização de exames periódicos. No caso dos sintomas do homem infertil, alguns sinais são:

  • problema com ejaculação ou pequenas quantidades de fluido ejaculado, diminuição da libido ou disfunção erétil;
  • sensação de peso, dor, edema ou inchaço testicular;
  • ginecomastia — crescimento anormal da mama;
  • diminuição dos pelos faciais ou corporais ou outros indicativos de anormalidades cromossômicas ou hormonais.

Quais exames fazer para ter um diagnóstico da infertilidade?

O diagnóstico de infertilidade masculina pode ser dividido em três pilares:

  • exame físico;
  • espermograma feito em um laboratório de confiança e com provas de função espermática;
  • ultrassonografia de bolsa testicular, juntamente com exames de sangue.

Qualidade de vida — principal remédio contra infertilidade no homem

A manutenção de um estilo de vida saudável é a coluna vertebral da prevenção da infertilidade. Todos os nossos atos e o que consumimos afetam diretamente a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. Essa é uma maneira importante de auxiliar no aumento da fertilidade.

Agora que você já conhece os sintomas de um homem infértil, veja também algumas situações que podem colocar a saúde reprodutiva masculina em risco.

Por: Dr. Conrado Alvarenga, urologista da VidaBemVinda

Compartilhe este post

Artigos relacionados