10 de set de 2021

Entenda O Que É Varicocele E Sua Relação Com A Infertilidade Masculina

Confira neste artigo o que é a varicocele e como essa condição está relacionada à infertilidade masculina!

Compartilhe este post

A varicocele é uma condição que atinge 15% dos homens em todo o mundo. Esse problema pode aparecer na época da puberdade e, em muitos casos, pode levar à infertilidade masculina.

Para saber mais sobre o assunto, continue no texto!

O que é varicocele?

O testículo conta com várias veias que garantem o fluxo sanguíneo bidirecional entre esse órgão e a região abdominal. Em alguns homens, as válvulas venosas não conseguem impedir o refluxo do sangue, o que causa uma dilatação desses vasos.

Com isso, ocorre uma espécie de varizes na bolsa testicular, chamada de varicocele. Essa doença raramente apresenta sintomas, como sensação de peso testicular ao fim do dia ou edema na região. Portanto, de modo geral, o médico acaba fazendo esse diagnóstico no momento da investigação da fertilidade.  

Qual a relação da varicocele com a fertilidade masculina?

Nem todo homem diagnosticado com varicocele enfrenta problemas para ter filhos, mas essa doença é responsável por cerca de 50% dos casos de infertilidade masculina. 

Para entender a relação entre os dois, precisamos saber que o testículo sempre tem que estar em uma temperatura cerca de 2 ºC mais baixa do que o restante do corpo. As veias saudáveis têm um papel muito importante na regulação térmica, processo que não ocorre em homens com varicocele, o que causa um aumento dessa temperatura testicular.

Com isso, mais radicais livres são produzidos — moléculas que causam um estresse oxidativo —, o que compromete a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos.

Para detectar a infertilidade em homens com varicocele é realizado um exame físico, para avaliar a dilatação venosa, associado ao ultrassom doppler que fornece informações a respeito do refluxo sanguíneo. Também é feito um espermograma para avaliar os resultados pré e pós tratamento da varicocele.

Existe tratamento para varicocele?

Felizmente essa é uma condição que possui tratamento, seja por via clínica ou cirúrgica. No caso da cirurgia, ela é feita com uma técnica microcirúrgica, na qual é realizada incisões pequenas logo acima do escroto.

Com auxílio de um microscópio, as veias varicosas são localizadas e é feita uma interrupção do fluxo sanguíneo. Essa pequena intervenção já permite que seja restabelecida a saúde testicular do paciente. 

Mesmo sendo necessário recorrer a uma abordagem cirúrgica, a técnica é pouco invasiva e a recuperação é bastante rápida, sendo necessário dois ou três dias de repouso. Após esse período já é possível que o paciente retorne às suas atividades diárias.

Após cerca de 90 dias, período necessário para que haja a produção de novos espermatozoides e eliminação dos antigos, já é possível tentar a gravidez. Mas, nesse caso, é importante conversar com um médico especialista para saber se será necessário o auxílio de alguma técnica de reprodução assistida

Se você ainda tem dúvidas quanto à infertilidade, confira também o artigo será que eu sou infértil?

Compartilhe este post

Artigos relacionados