Quero Engravidar: Qual Vitamina Devo Tomar? Entenda A Relação Das Vitaminas Com A Fertilidade
Quero engravidar: qual vitamina devo tomar? Saiba quais vitaminas são fundamentais antes de engravidar e como elas impactam a...
Você sabe quais são as causas para a infertilidade masculina? Essa é uma dúvida de muitos casais que possuem o sonho de ter filhos, mas não estão tendo sucesso nas tentativas, tendo como motivo a infertilidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que a infertilidade atinge de 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens étnicas ou sociais. Em aproximadamente 30% dos casos, é causada apenas por fatores masculinos.
Neste artigo, você vai saber mais sobre as principais causas da infertilidade masculina, e outros detalhes, como:
Existem diversas causas que podem ocasionar a infertilidade masculina, dependendo especificamente do grau do problema e das características do homem. Veja a seguir:
Você sabia que os hábitos de vida do homem podem ser responsáveis pela baixa da qualidade espermática? Confira a explicação do Dr. Conrado Alvarenga, urologista e andrologista da Clínica VidaBemVinda:
Embora a fertilidade masculina seja afetada também por fatores genéticos e hereditários, é possível tratá-la. Melhorar os hábitos de vida, manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente, são ótimas ações que auxiliam significativamente no tratamento da infertilidade.
Na alimentação, por exemplo, é recomendado passar a ingerir uma maior quantidade de uma gordura “boa”, chamada de ômega 3, encontrada principalmente em peixes, castanhas, nozes e frutos do mar. Evite carboidratos simples, como açúcar refinado, farinha branca, pães, biscoitos, entre outros.
Outra sugestão é o consumo de alguns suplementos nutricionais que ajudam a combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Alguns exemplos são:
Existe um exame chamado espermograma com morfologia estrita, que consegue avaliar o sêmen sob vários aspectos.
A parte macroscópica consegue identificar características como odor, viscosidade, cor, pH e volume. Já na fase microscópica do exame é possível ver a motilidade, a forma e a concentração dos espermatozoides. Assim, o médico especialista consegue descobrir se há ou não infertilidade e qual a sua causa.
Além disso, existe o exame que mede o índice de fragmentação do DNA espermático. Ele vem ganhando cada vez mais espaço na prática clínica, por estar relacionado com as taxas de sucesso em tratamentos de FIV e risco de aborto.
Pensando nisso, é fundamental realizar o espermograma num bom laboratório, que faça uma análise rápida e detalhada do sêmen, com uma equipe de andrologia especializada. O ideal é que se sigam as orientações e critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2010.
O tratamento varia conforme a causa da infertilidade masculina e pode ser realizado por procedimentos clínicos ou cirúrgicos. Existem algumas técnicas de reprodução humana assistida que podem ajudar, como a Fertilização In Vitro (FIV) e a inseminação intrauterina (inseminação artificial). Saiba mais sobre elas:
Quanto aos tratamentos cirúrgicos, eles existem para correção de varicocele, reversão da vasectomia e procedimentos como PESA, MESA, TESA e Micro-TESE, que buscam os espermatozoides diretamente na região testicular em casos de azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado).
Infelizmente, na maioria das vezes, quando um casal não consegue ter um filho, é comum que as mulheres sejam o principal alvo de exames. Porém, os dois devem procurar o médico simultaneamente. Será realizada uma anamnese completa de cada um, buscando antecedentes e históricos familiares, e também será realizado o espermograma.
Poderá, inclusive, ser solicitados outros exames, como ultrassonografia de bolsa testicular, exames hormonais, fragmentação do DNA dos espermatozóides, entre outros.
Para saber mais sobre esse assunto e identificar sinais de infertilidade masculina, entre em contato com os especialistas da VidaBemVinda, uma clínica conceituada no mercado, que transmite qualidade e segurança nas diversas etapas do atendimento ao paciente.
Por Dr. Bruno Nicolino Cezarino
23 de maio de 2023Quero engravidar: qual vitamina devo tomar? Saiba quais vitaminas são fundamentais antes de engravidar e como elas impactam a...
Saiba qual é o número de óvulos ideal para FIV e como a quantidade de folículos por idade influencia...
Entenda o que é a gestação compartilhada e como ela funciona, permitindo que casais homoafetivos femininos participem ativamente da...