01 de fev de 2022

Qual A Melhor Idade Para Engravidar?

Compartilhe este post

A vida moderna trouxe uma dúvida muito comum para as mulheres que sonham com a maternidade: qual a melhor idade para engravidar? Isso porque, além da idade, outros fatores podem influenciar diretamente na sua decisão, como carreira, situação financeira e maturidade.

Mas, será que existe o momento ideal para ter filhos, de acordo com as condições fisiológicas do corpo? Continue lendo este artigo e descubra!

Saiba qual a melhor idade para engravidar

O pico da fertilidade da mulher acontece entre 20 e 25 anos e, por essa razão, esta é considerada a melhor idade para engravidar, de acordo com as considerações fisiológicas do corpo. A explicação está na qualidade dos óvulos e quantidade de óvulos que costumam sofrer alterações com o avanço da idade.

Ao nascer, a mulher já possui um “estoque” de óvulos para a vida reprodutiva, sendo que com o passar do tempo eles reduzem tanto na quantidade, quanto na qualidade, influenciando diretamente na fertilidade.

Aos 35 anos de idade, por exemplo, as chances de uma mulher engravidar são cerca de 50% menores do que aos 25 anos. Já aos 40 anos de idade, as chances caem pela metade novamente, com uma taxa mensal de 5% de chance de gestação natural, dificultando ainda mais a tão sonhada gravidez. 

Além disso, após esse período, existem outros aspectos que podem influenciar na sua gravidez, como:

  • maiores chances de aborto;
  • hipertensão gestacional;
  • diabetes gestacional;
  • aumento da incidência de parto cesárea;
  • maiores complicações no pós-parto.

No entanto, apesar dos riscos envolvidos em uma  gravidez tardia, não é preciso pensar em ter filhos tão cedo ou, se já passou desta idade, não se desespere. Existem outros métodos que podem te ajudar a ter um filho no momento ideal para você e que diminua a chance de complicações, tendo uma gestação saudável. . Estamos falando dos tratamentos de reprodução assistida. 

Alternativas para quem não quer ser mãe antes dos 30 anos

Com a participação cada vez mais ativa do sexo feminino no mercado de trabalho e na sociedade, muitas mulheres decidem postergar a gravidez.

Além disso, existem outras questões que podem impactar nessa decisão, como:

  • estilo de vida;
  • dedicação à carreira;
  • desejo por esperar uma estabilidade financeira e emocional.

A boa notícia é que, devido ao avanço da medicina, agora é mais seguro tomar a decisão de adiar a maternidade.

O congelamento de óvulos é uma das alternativas mais seguras para as mulheres que estão planejando adiar a gestação com segurança. Afinal, essa é uma forma de parar a morte celular programada, pois os óvulos ficam congelados com a idade em que a mulher realizou o procedimento, ou seja, não sofrem os impactos do envelhecimento.

A recomendação é que, após os 30 anos, caso não haja previsão de gestação próxima, a mulher marque exames para avaliar sua reserva ovariana e identificar se há a indicação de realizar esse procedimento para preservar a fertilidade.

Essa alternativa também é uma forma de tornar possível uma futura gestação ao preservar a fertilidade de mulheres com diagnóstico de câncer ou de doenças que impactem na qualidade e na reserva ovariana da mulher, como a endometriose.

Agora que você já sabe qual a melhor idade para engravidar, é importante também entender quais são os tratamentos para engravidar aos 40 anos e realizar o sonho de ter filhos.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados