Dieta Para Tentantes — Os Nutrientes que Não Podem Faltar na Sua Alimentação

Compartilhe este post

A preparação para engravidar requer uma série de cuidados e, muitas vezes, mudanças de hábitos também. A gestação é algo natural, mas que, para ocorrer, o corpo precisa estar em seu perfeito equilíbrio. 

Vale lembrar que os homens também precisam ficar de olho nessa preparação. Afinal, a produção de espermatozoides saudáveis depende de uma fina regulação hormonal, que pode ser prejudicada por diversos fatores, dentre eles a alimentação. 

Portanto, quando falamos de dieta para tentantes, significa que vamos sugerir hábitos alimentares benéficos para homens e mulheres que desejam ter filhos. Para tanto, vamos explicar ao longo do artigo:

  • relação entre alimentação e fertilidade;
  • melhor dieta para tentantes;
  • alimentos que tentantes devem evitar.

Entendendo a relação entre alimentação e fertilidade

A relação entre alimentação e fertilidade já está bem estabelecida por meio de uma série de pesquisas científicas. Pesquisadores da Harvard Medical School e Harvard T.H. Chan School of Public Health fizeram uma revisão que conclui que as suas escolhas no jantar podem afetar as chances de engravidar.

Isso faz todo sentido já que, para ocorrer a concepção, é preciso que haja a produção normal de células reprodutivas, o que depende de ações hormonais. A partir do momento que entendemos que a alimentação pode moldar processos metabólicos do nosso corpo, dentre eles a espermatogênese e a maturação dos óvulos, percebemos a importância da dieta para quem está tentando engravidar.  

Os estudos analisados pelos pesquisadores de Harvard mostraram que homens e mulheres tinham mais chances de desenvolver uma gestação quando submetidos a diferentes dietas. Confira! 

Melhor dieta para tentantes

A melhor dieta para tentantes é aquela repleta de alimentos naturais, como a dieta mediterrânea. Isso significa dar preferência a uma verdura ou um legume em vez de um pacote de salgadinhos. Em suma: consumir comida de verdade.

Para homens e mulheres, os pesquisadores perceberam que os nutrientes e vitaminas que ajudam a engravidar são:

  • ácido fólico — também conhecido como vitamina B9;
  • vitamina B12 ou cobalamina;
  • coenzima Q10;
  • ômega 3.

Portanto, esses são os nutrientes que não podem ficar de fora da sua alimentação e que estão bastante presentes na dieta mediterrânea. Ela é chamada assim porque pode ser vista em locais banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia, sul da França e Espanha.

Os moradores dessa região são conhecidos por terem uma maior longevidade e menos riscos de apresentar algum problema cardiovascular. Na mesa deles, o que não falta é comida in natura, podendo ver em abundância peixes, azeite de oliva, vegetais, cereais, grãos e oleaginosas. Confira o vídeo abaixo para ver a Dra. Beatriz Truyts falar sobre o assunto:

A revisão comentada acima ainda mostrou que casais que estão passando por algum tratamento de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, podem ter mais chances de concepção quando a mulher consome suplementos de ácido fólico ou mantém uma dieta rica em flavonoides — estrogênios oriundos de plantas com ação antioxidante.

Alimentos que tentantes devem evitar

Além dos nutrientes que não podem faltar em uma dieta para tentantes, também é importante falar daqueles que precisam ser evitados pelo risco de causar algum desequilíbrio no organismo.

Se o ideal é privilegiar alimentos naturais, significa que é preciso fugir daqueles ultraprocessados e ricos em açúcares — o mesmo vale para bebidas. Além disso, para os homens, os pesquisadores notaram uma queda da qualidade seminal quando eles consumiam alimentos ricos em gorduras trans e saturadas.   

É importante ressaltar que, se você estiver tentando engravidar sem nenhum método contraceptivo a mais de um ano, é importante buscar ajuda médica. Quer entender um pouco mais sobre esse processo? Então confira também o artigo que explica como funciona uma clínica especialista em reprodução humana e tire as suas dúvidas.

Dr. Oscar Duarte

Por Dr. Oscar Duarte Filho

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente é médico e diretor da Clínica VidaBemVinda e do LabForLife.

02 de jan de 2023
Compartilhe este post

Artigos relacionados