Quais Hábitos de Vida Podem Causar Infertilidade Primária e Secundária?
Você sabe a diferença entre infertilidade primária e secundária? Confira o artigo para descobrir o que é e quais...
Muitas mulheres que vão fazer uma fertilização in vitro se perguntam se devem ou não fazer uma cirurgia de endometriose (caso elas tenham essa doença inflamatória) antes da FIV. Esse é um tema muito debatido e ainda não há uma regra universal, pois apenas em alguns casos o procedimento cirúrgico é indicado, enquanto em outros não é necessário.
Neste artigo, vamos explicar porque e quando a cirurgia é recomendada e mais detalhes sobre o procedimento. Acompanhe!
As mulheres com endometriose podem ter uma taxa de gravidez menor na fertilização in vitro do que as mulheres com outros fatores de infertilidade. Isso pode estar relacionado a:
Sendo assim, parece lógico imaginar que o tratamento cirúrgico da endometriose antes da FIV pode melhorar as chances de gravidez, certo? No entanto, a cirurgia de endometriose não é indicada puramente pensando na taxa de sucesso da fertilização, mas sim quando a paciente apresenta muitos sintomas da doença, entre eles:
Outra situação em que a cirurgia de endometriose é indicada é quando os casais que já fizeram a fertilização in vitro não engravidaram. Nesse caso, se a paciente tem a doença, a cirurgia com retirada dos focos de endometriose poderia aumentar as chances de sucesso na próxima tentativa de FIV.
Após quantas falhas de FIV deveríamos pensar na cirurgia? Essa é uma pergunta que deve ser respondida de forma muito individualizada, mas, em geral, pelo menos devemos pensar e discutir essa opção após 2 falhas.
Existem alguns casais que já têm embriões congelados, devido a uma fertilização in vitro, e pensam em operar antes de transferir esses embriões. Pode ser interessante para as pacientes com dores, mas não temos evidências científicas claras mostrando que a cirurgia melhoraria a receptividade endometrial do embrião e poderia aumentar as chances de sucesso. É algo que novos estudos devem responder com o tempo.
Há vários tratamentos possíveis para a infertilidade e com boas taxas de gravidez. É muito importante conversar com o ginecologista que lida com a doença e ver os objetivos e sintomas da paciente, avaliando sempre os riscos e benefícios, tanto da cirurgia quanto da fertilização in vitro.
Na VidaBemVinda, o médico especialista avalia individualmente cada caso, e quando observa que a cirurgia trará mais benefícios, então o procedimento é recomendado.
Atualmente, o procedimento mais realizado é a videolaparoscopia e cirurgia robótica Essa técnica de cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões ─ de 5 a 12 milímetros ─ no abdome, com trocartes, que são tubos delicados, e insuflamos gás carbônico para expandir a cavidade abdominal.
Também é usado uma ótica com câmera que permite a visualização de todos os órgãos da região para realizar o procedimento. Com o avanço da tecnologia, é possível fazer a cirurgia robótica, ou seja, a laparoscopia ginecológica com assistência de braços robóticos.
A endometriose é uma doença complexa, e por vezes silenciosa, mas que representa uma dificuldade para as pessoas que desejam engravidar. Quer saber mais sobre o tema? Conheça tudo sobre endometriose!
Você sabe a diferença entre infertilidade primária e secundária? Confira o artigo para descobrir o que é e quais...
Um recente artigo científico publicado na Human Reproduction tratou do que vem sendo uma grande mudança na nossa prática...
Para prevenir a fertilidade e garantir uma gestação efetiva e saudável, é fundamental ingerir as vitaminas para engravidar indicada...