Engravidar Após Aborto — Quanto Tempo É Preciso Esperar Para Ter Uma Nova Gestação
É possível engravidar após aborto, mas é preciso esperar um tempo para ter uma nova gestação mais segura. Saiba...
Uma das principais dúvidas das mulheres que desejam ter filhos é saber se quem tem cisto no ovário pode engravidar. Afinal, esse problema é muito comum e atinge cerca de 25% das mulheres férteis (entre 20 e 35 anos de idade) no Brasil.
Quer descobrir a resposta para este questionamento e entender mais sobre o assunto, desde as causas dos cistos e até os tratamentos? Continue a leitura do artigo que preparamos para você!
Primeiro, é necessário saber o que é o cisto no ovário, como se formam e quais os tipos mais comuns, para depois compreender se quem tem cisto no ovário pode engravidar.
O cisto é uma bolsa de líquido — de sangue ou de outras estruturas — que se forma no ovário, geralmente no período reprodutivo da mulher. Os mais comuns são:
Apesar de não existir medidas preventivas, é importante fazer acompanhamento ginecológico para identificar, o quanto antes, possíveis problemas de saúde.
Além disso, nunca tome remédios sem supervisão médica, como por exemplo os indutores de ovulação, pois podem causar cistos no ovário.
A forma mais eficaz de determinar a presença de cisto no ovário é por meio do ultrassom transvaginal. Na suspeita de algum problema mais grave — como nos casos em que o cisto evolui rapidamente ou histórico familiar de câncer de ovário —, pode ser solicitado outros exames, como ressonância, tomografia e marcadores tumorais.
Geralmente, esses cistos não apresentam sintomas. Entretanto, algumas mulheres podem sentir dor pélvica, sensação de peso na pelve, desconforto durante a relação sexual e irregularidade menstrual.
Na maior parte das vezes, sim, pois a maioria são cistos benignos. Alguns podem interferir na fertilidade da mulher, como cisto de endometriose ou cistos grandes, que podem distorcer a anatomia pélvica, principalmente as tubas uterinas, dificultando a gestação.
Nem todos os casos necessitam de tratamento específico ou, muitas vezes, apenas o uso de anticoncepcionais hormonais costumam eliminar o problema ou então, aguardar a regressão espontaneamente.
Quando o cisto é maior que cinco centímetros, é indicado a realização da cirurgia de remoção — laparoscopia — antes da gravidez, para que não haja complicações , como a “torção do ovário” durante a gestação. Já para o tratamento da infertilidade, depende do tipo de cisto e outros fatores como qualidade do sêmen, tempo de infertilidade e permeabilidade das tubas para o tratamento adequado para cada paciente.
Gostou de descobrir que quem tem cisto no ovário pode engravidar? Para mais conteúdos como este, continue navegando pelo blog da VidaBemVinda!
É possível engravidar após aborto, mas é preciso esperar um tempo para ter uma nova gestação mais segura. Saiba...
Endometriose tem cura? Essa é uma doença crônica, progressiva e que pode causar muito incômodo nas pacientes. Saiba mais...
A doação de sêmen é necessária em vários tratamentos de reprodução assistida. Confira o artigo para entender como a...