O Que É Amenorreia E o Que Esse Sintoma Pode Indicar?
Chamada de amenorreia, a ausência de menstruação pode ser um indicativo importante sobre a saúde reprodutiva feminina — e...
O planejamento de uma gravidez é um momento especial, permeado por muitas expectativas, sonhos e dúvidas. Entender a própria fertilidade é o primeiro passo para alcançar esse objetivo e tudo começa com a percepção do ciclo menstrual.
Acompanhar datas e sintomas, no entanto, pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em meio à rotina corrida do dia a dia. A boa notícia é que a tecnologia tem sido uma grande aliada nesse processo e, atualmente, é possível contar com diversos aplicativos desenvolvidos especialmente para monitoramento de ciclo e para ajudar quem está tentando engravidar.
Usar um app para quem quer engravidar é contar com recursos que vão desde o cálculo do período fértil até comunidades de apoio, tudo isso na palma da sua mão. Aqui no artigo, explicamos porque essa pode ser uma ferramenta interessante e listamos 7 opções para você conhecer. Boa leitura!
O processo de planejamento da gravidez envolve autoconhecimento, atenção aos sinais do corpo e, muitas vezes, organização. Nesse cenário, os apps para quem quer engravidar são uma ferramenta prática e acessível para quem deseja monitorar de perto o seu ciclo menstrual e acompanhar todas as etapas.
De modo geral, esses aplicativos ajudam a calcular o período fértil com base em informações personalizadas (como duração do ciclo, sintomas diários, temperatura corporal e até características do muco cervical), além de oferecer lembretes, permitir o registro de exames e até de dúvidas para a próxima consulta médica.
Outro ponto positivo é que os aplicativos incentivam a criação de uma rotina de observação que facilita a autopercepção, ajudando a promover mais consciência sobre a própria saúde reprodutiva. Muitos deles ainda oferecem acesso a conteúdos educativos, fóruns de discussão e até grupos de suporte emocional.
Vale, no entanto, uma ressalva: essas ferramentas podem ser sim usadas como aliadas, mas de maneira nenhuma substituem um médico especialista na avaliação de sua saúde reprodutiva. Isso quer dizer que os apps podem ser uma boa ferramenta, mas desde que as consultas e os exames estejam em dia e que as orientações da equipe médica estejam sendo seguidas. Jamais confie sua saúde a um aplicativo — e tampouco suas chances de engravidar!
Agora que você já entendeu o papel que esses aplicativos podem representar na sua jornada para a concepção, confira 7 indicações:
O Clue é um dos apps de acompanhamento de ciclo menstrual mais famosos. Disponível para Android e iOS, ele oferece um rastreamento completo de cada ciclo, incluindo registros de ovulação, sintomas físicos e emocionais, temperatura basal e muito mais. A interface é moderna e intuitiva e o aplicativo também disponibiliza conteúdos educativos sobre fertilidade e saúde reprodutiva.
Quando o teste der positivo, o aplicativo também continua sendo um grande aliado, já que também possui a funcionalidade de acompanhamento da gestação com atualizações semanais sobre o desenvolvimento do bebê e incentivo aos registros de mudanças no corpo, além de conteúdos sobre a gravidez.
O Flo também é outro app bastante conhecido entre mulheres que desejam engravidar. Nele é possível registrar o ciclo menstrual, estimar o período fértil, receber dicas diárias personalizadas e trocar experiências em uma comunidade anônima. Está disponível para Android e iOS.
Primeiro aplicativo de contracepção aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, dos EUA), o Natural Cycles também conta com um modo específico para quem quer engravidar. Utiliza registros de sinais como temperatura basal para, com base em algoritmos avançados, prever com precisão o período fértil. Está disponível para Android e iOS.
Disponível apenas em inglês, tanto para Android quanto para iOS, o Kindara é uma opção para quem busca um app mais técnico. Baseado no Método da Fertilidade, ele incentiva o registro detalhado da temperatura basal, do muco cervical e até mesmo da posição do colo do útero.
Também disponível apenas em inglês, o Ovia combina tecnologia de ponta com uma interface amigável, oferecendo um rastreamento inteligente do ciclo e recomendações personalizadas baseadas em algoritmos. Também permite registrar dados de saúde, nutrição, sono e humor, pode ser integrado com outros dispositivos de saúde e possui conteúdos informativos.
O Glow Ovulation & Period é um app multifuncional: além do rastreamento do ciclo e da fertilidade, ele conta com um fórum de suporte, artigos, lembretes e ferramentas para casais tentantes. É possível registrar sintomas físicos, humor, atividade sexual e muito mais, contando também com uma comunidade de apoio. Também está disponível apenas em inglês, tanto para Android quanto para iOS.
Voltado especialmente para o público brasileiro, o Maia é um aplicativo de visual simples, leve e muito eficaz. Ideal para quem busca um app gratuito para monitorar o ciclo menstrual e o período fértil de forma rápida e prática. Está disponível para Android e iOs.
Agora que você já conferiu essa lista, vale baixar ao menos algumas das opções em sua loja de aplicativos para entender qual faz mais sentido para você. Mas lembre-se sempre: os apps são apenas uma ferramenta aliada, o mais importante, sempre, é manter a sua saúde reprodutiva em dia por meio do acompanhamento com especialistas, bem como receber todas as orientações dos seus médicos de confiança.
Está pensando em iniciar a jornada para a gestação? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre quanto tempo demora para engravidar.
Chamada de amenorreia, a ausência de menstruação pode ser um indicativo importante sobre a saúde reprodutiva feminina — e...
Mais do que uma técnica de reprodução assistida, a ovodoação é um gesto de altruísmo que transforma a vida...
Quem tem útero retrovertido pode engravidar? Leia o artigo para desmistificar essa e muitas outras questões relacionadas ao assunto.