O Que É Ovulação Irregular e Como Afeta a Fertilidade Feminina
A ovulação irregular é um dos fatores que podem dificultar uma gravidez. Leia o artigo para entender mais sobre...
Você já fez análise de sêmen? Ainda têm dúvidas se precisa realmente fazer? É fundamental saber a importância de realizar este exame e quais as suas características.
Neste artigo você verá:
Ainda é difícil reconhecer, mas a infertilidade é um problema que afeta tanto as mulheres quanto os homens.
Estudos recentes comprovam que aproximadamente 40% das causas são ligadas às disfunções do órgão reprodutor masculino, afetando a qualidade e a quantidade dos espermatozoides. Os outros 40% das causas são atribuídos a problemas femininos e, ainda, 20% de causas combinadas.
Nos consultórios, é notado a frequência cada vez maior com que os homens vêm se deparando com o problema.
Geralmente, há uma resistência comum dos homens em realizar uma análise do sêmen, mais conhecido como espermograma, exame que deve ser encarado com naturalidade por todos.
Confira a seguir mais sobre o assunto e saiba se você precisa fazer uma análise de sêmen.
A análise de sêmen consiste em um método de verificação completa e não invasiva, com alto grau de confiabilidade e rapidez nos resultados.
É realizado com uma coleta de sêmen, que normalmente é feita em laboratório. Em uma sala privativa, que contém estímulos visuais. O homem coleta o esperma através de masturbação e o recipiente de plástico é passado para uma equipe de andrologia por meio de uma janela, evitando constrangimento e garantindo a maior privacidade possível.
Em algumas situações, o sêmen pode ser coletado após relação sexual em casa, utilizando um preservativo especial para não destruir os espermatozóides e permitir uma análise adequada. O preservativo deve ser levado ao laboratório imediatamente.
Há algumas regras a serem seguidas, como:
O primeiro passo é compreender que através da análise de sêmen é possível verificar índices como volume, concentração (quantidade) e qualidade dos espermatozoides (motilidade, forma e composição), bem como pH e sinais de infecção.
Embora seja o exame mais comum, há ainda outras maneiras de investigar as possíveis causas da infertilidade masculina, como o índice de fragmentação do DNA dos espermatozoides e FISH (teste de aneuploidias) no sêmen.
Um bom espermograma deve respeitar alguns critérios, como:
– ser analisado dentro de poucos minutos após a coleta, por uma andrologista ou embriologista especializada e experiente em análises seminais;
– utilizar o critério estrito de morfologia, conhecido como morfologia de Kruger, em que a andrologista avalia pelo menos 100 espermatozoides para dizer quais têm formato adequado;
– padronizar os resultados de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde estabelecidos em 2010. É relativamente comum vermos análises de sêmen desatualizados, com critérios que não ajudam no diagnóstico.
Mantendo a saúde em dia, fica mais simples viver as grandes emoções da vida com prazer, como deve ser vivenciada a gravidez.
Não vale a pena sofrer desnecessariamente ao acreditar que você ou seu parceiro não são capazes de engravidar. Assim como os métodos de investigação estão disponíveis, os tratamentos são abundantes e acessíveis para diversos casos de infertilidade.
Agora que você já conhece a importância da análise de sêmen, saiba também que existem maneiras de prevenir o problema de infertilidade. Leia o artigo: Os verdadeiros suplementos para melhora da fertilidade masculina.
Por Dr. Bruno Nicolino Cezarino
31 de maio de 2021A ovulação irregular é um dos fatores que podem dificultar uma gravidez. Leia o artigo para entender mais sobre...
Saiba como interpretar o resultado de preventivo, identificar alterações celulares e entender as principais recomendações médicas para proteger sua...
A vitamina E e fertilidade tem total relação. Ela protege os espermatozoides e otimizando sua mobilidade. Conheça também outros...