24 de jun de 2021

Endometriose Causa Infertilidade?

Compartilhe este post

De acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose atinge uma a cada dez mulheres no Brasil. O número equivale a cerca de 7 milhões de brasileiras. Em alguns casos, a endometriose causa infertilidade, mas nem todas as mulheres com a doença são inférteis.

O que é a endometriose?

O útero é revestido internamente por um tecido chamado de endométrio, que descama todos os meses quando não há gravidez, sendo eliminado com o sangue da menstruação. Quando este tecido semelhante ao endométrio é encontrado em outros locais, fora do útero, damos o nome de endometriose

Existem algumas possíveis causas descritas para o aparecimento da endometriose. Entre os motivos mais prováveis estão:

  • menstruação retrógrada: parte do fluxo menstrual volta pelas tubas uterinas e é derramado nos órgãos próximos, como ovários, bexiga, peritônio e intestino. Estes fragmentos de endométrio podem implantar no abdome, levando à endometriose;
  • falhas no sistema imunológico;
  • disseminação de células endometriais pelo sistema vascular, chegando e implantando em órgãos distantes;
  • transformação de células, que assumem as características do endométrio estando fora do útero.

 Por que a endometriose causa infertilidade?

A teoria mais aceita nessa questão é a de que a endometriose causa alteração das tubas e pelve. Devido a esse “derramamento” do tecido endometrial em diferentes partes do aparelho reprodutivo, podem ocorrer mudanças na anatomia desses órgãos, como:

  • redução da qualidade das tubas;
  • piora da chance de implantação do embrião no útero;
  • redução da qualidade e, principalmente, quantidade de óvulos.

Embora as alterações possam se agravar de acordo com o grau de endometriose, algumas mulheres ainda em estágios iniciais também podem apresentar infertilidade. Mas, é importante ressaltar que nem todas serão inférteis. Estimamos que cerca de 40% das mulheres com infertilidade têm endometriose e metade das pacientes com endometriose terão dificuldade de engravidar.

Quais os tratamentos possíveis para mulheres inférteis com endometriose?

Para as mulheres com endometriose que apresentarem infertilidade e têm o desejo de engravidar, existem dois tratamentos possíveis. São eles:

Cirúrgico

A cirurgia pode ser aconselhada em casos de endometriose profunda, no qual o tratamento clínico não apresenta resultado satisfatório ou que exista acometimento de órgãos como apêndice cecal e intestino delgado A cirurgia moderna é feita por videolaparoscopia ou robótica, técnicas minimamente invasivas, consideradas “padrão-ouro”.

Reprodução assistida

Muitas vezes as técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in vitro e a Inseminação Artificial, são as melhores alternativas quando a endometriose causa infertilidade. A fertilização in vitro é normalmente a melhor técnica de reprodução assistida para pacientes com endometriose.

Muitas pacientes apresentam dúvidas se deve ser feita a cirurgia antes, porém, na maioria dos casos ela não é necessária. Mas, é importante ressaltar que a avaliação e indicação em cada caso deve ser feita por um médico.

Após ler nosso artigo e descobrir se endometriose causa infertilidade, confira o guia com dicas e tratamentos possíveis para pessoas inférteis.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados