A endometriose pode ser ás vezes uma doença silenciosa, e não manifestar sintomas de dor em algumas mulheres. No entanto, a maioria das mulheres com endometriose relatam dor e desconforto, como cólicas menstruais e dor durante as relações sexuais.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo da gravidade dos sinais e dos sintomas, e também do fato de a paciente querer ou não engravidar.
“Inicialmente, utilizamos medicamentos como pílulas anticoncepcionais para controle da doença e, caso não haja melhora, oferecemos a cirurgia laparoscópica”, diz Dr. Renato Tomioka, ginecologista da VidaBemVinda. Assim, medicamentos para a dor e hormônios são os principais recursos usados para controlar os sintomas nessa fase.
Porém, é comum a dor persistir, mesmo após os primeiros cuidados. Encontrar o tratamento ideal pode levar algum tempo, estendendo o período de sofrimento da mulher. “Anti-inflamatórios, anti-espasmódicos e opioides geralmente controlam os sintomas álgicos. Existem casos mais graves que não melhoram com esses medicamentos, e a cirurgia pode ser a solução”, completa o especialista.
Mas saiba que é possível tentar algumas iniciativas caseiras para ajudar a aliviar o desconforto causado pela condição.
Calor
O calor relaxa os músculos pélvicos e reduz a cólica e dores em geral; utilize bolsa de água quente ou mesmo a água do banho para acalmar a região.
Anti-inflamatórios
Aqueles que não exigem receita médica, á base de cetoprofeno, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo, reduzem a síntese de prostaglandinas, substâncias responsáveis pela dor, combatendo as cólicas.
Movimento
A prática de exercícios regulares ajuda a aliviar os sintomas. O aumento da circulação pode trazer uma sensação confortante. O mesmo vale para terapias com massagens estimulantes que aquecem o corpo.
Consumo
- Indica-se o consumo de sucos, especialmente de abacaxi e maçã á base de soja;
- Chás de camomila e gengibre podem aliviar cólica e náuseas, respectivamente;
- Consuma mais peixe, que contém ômega 3: estudo de 2012 mostrou que pode ajudar a reduzir as cólicas;
- Evite refrigerantes e café - a cafeína pode agravar as dores;
- Reduza o consumo de bebidas alcóolicas: o álcool eleva os níveis de estradiol, responsável pelo desenvolvimento das lesões de endometriose;
- Vitaminas, cereais integrais e vegetais crus ajudam a melhorar a imunidade, controlando melhor a doença.
Quando se trata de endometriose, cada caso deve ser avaliado individualmente. Os sintomas podem variar de mulher pra mulher, pois a doença pode se fixar em diversas regiões, com intensidades diferentes.
É importante que a mulher perceba e fique atenta aos sinais do seu corpo. Identifique os momentos em que sente mais ou menos dor, e em quais condições. Assim, será possível saber que tipo de atividades ou alimentação influenciam para a dor aumentar ou diminuir.
Conheça seu corpo, saiba o que lhe faz bem e cuide de si mesma. Dessa forma, você evitará muitas idas desnecessárias ao médico, e terá mais qualidade de vida.
Se ainda assim persistir, procure por especialistas na área de infertilidade, pois são eles os maiores conhecedores dos casos de endometriose e seus efeitos sobre a fertilidade e o bem estar da mulher, as opinões de tratamento e controle da doença.