Engravidar Após Aborto — Quanto Tempo É Preciso Esperar Para Ter Uma Nova Gestação
É possível engravidar após aborto, mas é preciso esperar um tempo para ter uma nova gestação mais segura. Saiba...
Planejar é um verbo presente no nosso dia a dia. E na vida a dois, geralmente cheia de idealizações e estratégias para alcançá-los, ele é praticado conjuntamente. Normalmente é assim: planejamos algo e trabalhamos para realizar nossos sonhos.
Para comprar uma casa, escolhemos a região, o tamanho da casa, com ou sem quintal e juntamos o dinheiro; para fazer uma viagem, além do dinheiro, elaboramos roteiros, reservas de hotéis, escolhemos lugares e passeios que desejamos fazer.
Mas com o projeto de ter um filho, nem sempre os planos se realizam como esperamos. A dificuldade de engravidar pode surgir e se tornar algo estressante na vida do casal.
Se engravidar naturalmente não acontece e o desejo do casal é grande, a busca por tratamentos de infertilidade deve ser considerada.
No entanto, é preciso saber de antemão que nesse percurso surgem situações estressantes que se agravam com os testes que, em geral, podem causar cansaço físico, emocional e financeiro e podem levar as pessoas a interromper o tratamento.
Controlar o estresse durante o tratamento é fundamental para manter a segurança e a harmonia entre o casal e baixar os níveis de ansiedade. Há evidências de que quanto mais baixos os níveis de estresse, maiores as chances da fertilização natural.
O estresse e a ansiedade podem levar o casal a fracassar nos tratamentos iniciais e a ter de se submeter a técnicas mais invasivas.
Porém, é importante lembrar que não há provas de que a redução dos níveis de estresse durante os tratamentos de infertilidade, como a fertilização in vitro (FIV), aumente as chances de sucesso. No entanto, certamente o controle emocional traz segurança e tranquilidade para as decisões em relação aos tratamentos, o que é extremamente benéfico. Além disso, um tratamento com menos ansiedade acaba sendo mais harmonioso e traz mais alegria ao casal, mesmo quando o resultado do teste de gravidez é negativo, ajudando o casal a se preparar melhor caso não consiga engravidar de imediato.
Assim, gerenciar ansiedade e estresse é fundamental durante qualquer tratamento de Reprodução Assistida. Para isso, pacientes contam com diversos recursos de apoio e não devem hesitar em buscá-los.
Dicas para um tratamento mais tranquilo:
Além dessas dicas, há grupos de apoio, comunidades em redes sociais e artigos a respeito do tema que podem ajudar casais a controlar os níveis de desgastes emocionais que surgem durante os tratamentos de reprodução humana.
O apoio psicológico antes e durante o tratamento é fundamental para que casais se preparem para possíveis resultados e considerem estratégias de enfrentamento do estresse e da ansiedade que inevitavelmente surgem durante esses tratamentos.
Para pessoas simpatizantes de atividades holísticas, outras técnicas além da meditação, como relaxamento, acupuntura, acompanhamento nutricional, massagem e yoga também são recursos que colaboram na redução do estresse.
O importante é entender que, por um caminho ou por outro, cuidar dos sentimentos e das emoções é fundamental para que um casal passe com mais tranquilidade por tratamentos de fertilização.
É possível engravidar após aborto, mas é preciso esperar um tempo para ter uma nova gestação mais segura. Saiba...
Endometriose tem cura? Essa é uma doença crônica, progressiva e que pode causar muito incômodo nas pacientes. Saiba mais...
A doação de sêmen é necessária em vários tratamentos de reprodução assistida. Confira o artigo para entender como a...