Receptividade Endometrial: O Que Isso Significa?
Receptividade endometrial – entenda sua relevância para a concepção, métodos de avaliação para melhorar essa condição, aumentando as chances...
A transferência embrionária é a etapa final do tratamento de fertilização in vitro (FIV). Esse momento é coberto por uma enxurrada de emoções e também de dúvidas sobre quais devem ser os cuidados após a transferência de embriões.
Por mais que haja a conversa anterior com o médico, quando se deita a cabeça no travesseiro, as dúvidas começam a surgir. Afinal, há um desejo muito grande de que tudo dê certo.
Você sabia que existe ligação entre a estratégia de seleção embrionária e o resultado da FIV? Na Clínica VidaBemVinda temos um laboratório de reprodução com excelência em cultivo embrionário. Dessa forma, trabalhamos preferencialmente com blastocisto, que é um embrião mais resistente e selecionado, portanto aumenta as chances de gravidez.
Para auxiliar nesse momento, separamos os principais cuidados após a transferência de embriões. Confira!
A primeira orientação é manter as medicações recomendadas pelo médico. Ele irá orientar quais e como devem ser tomadas cada uma delas.
Um dos assuntos mais questionados é referente a manter o repouso após a FIV. Como praxe, imediatamente após a transferência, a paciente deve permanecer por alguns minutos deitada.
Após a saída do local da transferência, é sugerido a permanência em repouso parcial por 24 a 48 horas. Não é necessário um repouso absoluto, é recomendado apenas evitar atividades muito intensas ou pegar pesos.
O recomendado é que a paciente vá com um acompanhante para que não seja preciso dirigir logo após o procedimento.
Não há nada que a impeça, mas recomendamos que um acompanhante se responsabilize pela direção logo após a implementação.
A transferência é um procedimento indolor e não é esperado que sinta alguma dor após sua realização. Caso sinta, é necessário consultar o médico.
Em geral, as indicações são feitas como se a gravidez já estivesse em curso. Portanto, os cuidados após a transferência de embriões devem ser os mesmos cuidados da gestação.
Ou seja, não tomar bebidas alcoólicas, evitar excesso de café, se alimentar de forma saudável e nutritiva, tomar cuidado com alimentos crus, entre outras recomendações individuais.
Gostou do artigo? Para conferir outros conteúdos relacionados à fertilidade e saúde, continue acompanhando o blog da VidaBemVinda.
Ginecologista e Obstetra, especialista em Reprodução Humana. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP. É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP) e European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE).
21 de dez de 2020Receptividade endometrial – entenda sua relevância para a concepção, métodos de avaliação para melhorar essa condição, aumentando as chances...
A quimioterapia causa infertilidade feminina?. Descubra estratégias preventivas e opções de tratamento de fertilidade para mulheres antes, durante e...
Quero engravidar: qual vitamina devo tomar? Saiba quais vitaminas são fundamentais antes de engravidar e como elas impactam a...