Receptividade Endometrial: O Que Isso Significa?
Receptividade endometrial – entenda sua relevância para a concepção, métodos de avaliação para melhorar essa condição, aumentando as chances...
e acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres brasileiras estão esperando mais tempo para serem mães, priorizando a gestação após os 30 anos de idade.
Por esse motivo, a busca pela preservação de fertilidade tem sido cada vez mais comum. Mas, você sabe com que idade congelar os óvulos? Confira no artigo!
O congelamento de óvulos é idealmente indicado na faixa etária entre 30 e 35 anos. Isso porque, com o passar do tempo, a quantidade e a qualidade dos óvulos das mulheres diminuem e, aos 35 anos, é a primeira idade em que essa queda ocorre de forma mais significativa.
Porém, é preciso considerar o cenário ideal e o cenário viável. Se já chegou aos 35 e ainda não congelou os seus óvulos, considere que, quanto mais cedo este tratamento é feito, melhores as taxas de sucesso de gestação do futuro.
Por exemplo, é melhor congelar óvulos aos 36 anos, do que aos 38. Aos 38 anos do que aos 40 e assim por diante.
Não há limite de idade determinado para o congelamento de óvulos, desde que a paciente tenha condições gerais de saúde para ser submetida ao procedimento.
Porém, é muito importante ressaltar que o congelamento de óvulos é um tratamento indicado para aumentar as chances de gestação com óvulos próprios no futuro.
Para mulheres com idade mais avançada, é possível que o custo/benefício da técnica seja muito reduzido, já que a quantidade e qualidade dos óvulos obtidos pode ser muito reduzida, sem aumentar de forma significativa a taxa de sucesso.
O momento específico em que essa inversão ocorre é individual e pode ser melhor estimado avaliando informações de saúde geral e reserva ovariana.
Lembre-se, essa avaliação é cuidadosa, detalhista e deve ser realizada por um médico especialista em saúde reprodutiva.
A principal indicação para o congelamento de óvulos é o planejamento de gestação em idade mais avançada (acima dos 35 anos).
Além deste fator, situações de ameaça à reserva ovariana, independente da idade, também podem indicar o tratamento. São elas:
O principal método de congelamento de óvulo é o de congelamento rápido ou vitrificação, que consiste em:
No caso da vitrificação, o processo de congelamento é rápido, o óvulo é submetido a baixa temperatura de forma abrupta.
Com este método, as chances de formação de cristais são menores e o resultado da recuperação do óvulo é bastante superior.
Gostou de saber sobre com que idade congelar os óvulos? Confira também nosso artigo sobre os mitos e verdades da reprodução humana.
Receptividade endometrial – entenda sua relevância para a concepção, métodos de avaliação para melhorar essa condição, aumentando as chances...
A quimioterapia causa infertilidade feminina?. Descubra estratégias preventivas e opções de tratamento de fertilidade para mulheres antes, durante e...
Quero engravidar: qual vitamina devo tomar? Saiba quais vitaminas são fundamentais antes de engravidar e como elas impactam a...