Receptividade Endometrial: O Que Isso Significa?
Receptividade endometrial – entenda sua relevância para a concepção, métodos de avaliação para melhorar essa condição, aumentando as chances...
Você já ouviu falar que cada pessoa tem o seu tempo? Isso também diz respeito ao âmbito familiar. Alguns casais conseguem engravidar rapidamente, já outros encontram alguns obstáculos no caminho. Para quem está tentando engravidar após os 35 anos, existem alguns sinais que podem representar esse obstáculo e que são um indicativo para buscar um especialista.
Os óvulos que a mulher terá durante toda sua vida são formados ainda durante o desenvolvimento embrionário.
Por isso, com o passar dos anos, a qualidade e a quantidade de óvulos diminui, podendo iniciar por volta dos 30 anos e tendo uma queda mais acentuada após os 35.
Após os 35 anos, é necessário procurar um especialista se as tentativas de gravidez estiverem ocorrendo há seis meses, sem que haja sucesso.
Além disso, também é necessário procurar um especialista ao tentar engravidar após os 35 anos caso:
Nos casos acima, já é possível procurar um especialista em fertilidade antes dos seis meses de tentativa.
Caso tenha procurado um especialista e tenha sido detectado algum problema, é possível que o médico que acompanha a paciente recomende estes três tipos principais de tratamentos. São eles:
– relação sexual programada, principalmente para mulheres com problema na ovulação, como causa principal de infertilidade.;
– inseminação intrauterina, em caso de alterações leves dos exames do casal, como baixa concentração do sêmen e alteração leve na movimentação dos espermatozoides ( desde que acima de 5 milhões de espermatozoides móveis com boa morfologia), endometriose leve ou fatores tubários leves.
– FIV para casos mais graves, como endometriose profunda, obstrução tubária, alteração nos parâmetros seminais, principalmente formato dos espermatozoides e índice de fragmentação de DNA espermático, tempo de infertilidade acima de três anos, alterações genéticas, baixa reserva ovariana ou desejo do casal.
Gostou de saber mais sobre quando procurar um especialista ao tentar engravidar após os 35 anos? Confira também nosso guia com dicas e tratamentos para infertilidade.
Por Dra. Fernanda Imperial Carneiro Liez
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Reprodução Humana no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).
30 de abr de 2021Receptividade endometrial – entenda sua relevância para a concepção, métodos de avaliação para melhorar essa condição, aumentando as chances...
A quimioterapia causa infertilidade feminina?. Descubra estratégias preventivas e opções de tratamento de fertilidade para mulheres antes, durante e...
Quero engravidar: qual vitamina devo tomar? Saiba quais vitaminas são fundamentais antes de engravidar e como elas impactam a...