Planejamento Familiar: Opções Para Quem Quer Ter Filho na Hora Certa

Compartilhe este post

Carreira, objetivos pessoais, família e relacionamentos fazem parte da nossa vida e demandam tempo e dedicação. Esses são alguns dos motivos mais comuns para que mulheres adiem a maternidade.

Essa decisão pode assustar quem se sente, literalmente, correndo contra o tempo. Afinal, sabemos que a cada ano que passa a qualidade e a quantidade dos óvulos diminui. Mas não precisa ser assim!

A medicina reprodutiva avançou muito e, hoje, existem soluções de planejamento familiar para aquelas mulheres que querem ter filhos apenas quando julgarem que chegou o momento certo. Quer descobrir quais são elas? Então continue a leitura do artigo para aprender:

  • qual é a melhor estratégia de planejamento familiar para mulheres?
  • como funciona o congelamento de óvulos?
  • qual é o melhor momento para congelar os óvulos?
  • como posso engravidar após o tratamento de preservação de fertilidade?

Qual é a melhor estratégia de planejamento familiar para mulheres?

A maternidade é um sonho para muitas, mas que, com frequência, precisa ser postergado. Afinal, um filho requer planejamento familiar. 

É preciso pensar nas finanças, na saúde mental, estabilidade profissional e emocional, assim como tantos outros aspectos importantes na hora de receber uma nova vida. Tanto preparo demanda um tempo que algumas mulheres pensam que não podem desfrutar por se virem em uma corrida contra o relógio biológico. 

O tratamento de preservação de fertilidade feminina veio para mudar esse cenário e apoiar quem quer ser mãe, mas só quando for a hora certa. 

O congelamento de óvulos é o melhor amigo do planejamento familiar porque permite parar o seu potencial reprodutivo no tempo para que você o utilize no momento em que a maternidade couber na sua vida.

Na Semana da Fertilidade, evento online organizado pela VidaBemVinda, os médicos especialistas em reprodução assistida conversam sobre esse tema. Confira:

Semana da Fertilidade 2º dia: Quero engravidar, mas não agora: Congelamento de Óvulos.

Como funciona o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos é um procedimento bastante interessante para quem quer investir em planejamento familiar para ter a liberdade de escolher o melhor momento para ser mãe. O tratamento é feito em quatro etapas:

  • 1ª etapa — estimulação ovariana: a paciente realiza um tratamento com medicamentos hormonais que estimulam o desenvolvimento dos folículos ovarianos;
  • 2ª etapa — captação dos óvulos: o amadurecimento das células ovarianas é acompanhado por ultrassom e quando os folículos atingem o tamanho ideal é feita a coleta dos óvulos. Esse procedimento ocorre por punção dos ovários guiada por ultrassom transvaginal e é feito sob sedação (anestesia), no laboratório de Reprodução Humana;
  • 3ª etapa — análise dos óvulos: é feita uma análise para verificar a quantidade dos óvulos coletados e a qualidade dos mesmos;
  • 4º etapa — congelamento: os óvulos maduros são congelados em nitrogênio líquido em poucos minutos até -196 graus.

A mulher pode solicitar o descongelamento dos óvulos quando decidir que deseja utilizá-los e não existe um tempo limite para mantê-los no freezer, pois eles não perdem a qualidade. 

Qual é o melhor momento para congelar os óvulos?

A partir do momento que você fizer o seu planejamento familiar e decidir que deseja ser mãe já pode buscar o procedimento de congelamento de óvulos. 

Quanto mais cedo preservar a sua fertilidade, maior a chance de conseguir o número necessário de gametas para engravidar posteriormente. Além disso, a qualidade dessas células diminui com o passar do tempo.

Contudo, existe um estudo que diz que a idade em que a mulher consegue o melhor custo-benefício do congelamento de óvulos é aos 30 anos. 

Isso porque, nessa idade, ainda é possível conseguir células reprodutivas com uma boa qualidade e quantidade. Outro ponto é que os planos para a maternidade costumam ser mais concretos nesse período da vida, de modo que as pacientes de fato usam os gametas.

Como posso engravidar após o tratamento de preservação de fertilidade?

A gestação utilizando óvulos congelados ocorre por meio da Fertilização in Vitro (FIV). Contudo, caso a paciente ainda menstrue, nós orientamos tentar primeiramente a gestação natural. 

O ideal é que os óvulos congelados funcionem como um backup para a mulher poder usar quando estiver próximo à menopausa ou já tiver passado desse período. 

As pacientes podem realizar a FIV até os 50 anos, que é a idade indicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), contudo, é possível usar acima dessa faixa etária caso não haja nenhum problema de saúde.

Essa indicação ocorre porque, após os 45 anos, existe o maior risco de aparecer complicações na gestação, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

O congelamento de óvulos é o caminho mais indicado para quem deseja realizar um planejamento familiar para ser mãe no melhor momento. Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Então preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas:

Dra. Carolina

Por Dra. Carolina Rebello

26 de dez de 2022
Compartilhe este post

Artigos relacionados