08 de fev de 2022

Ovário Policístico — Qual O Tratamento Para Engravidar?

Compartilhe este post

Uma dúvida muito frequente entre as mulheres que desejam engravidar e possuem a síndrome do ovário policístico é qual o tratamento para engravidar. Essa é uma das principais causas de infertilidade, sendo que cerca de 20% das mulheres apresentam essa alteração hormonal na juventude.  

Para saber mais sobre a SOP, quais são suas causas e qual o melhor tratamento para engravidar, continue lendo este artigo e saiba como os tratamentos de reprodução da VidaBemVinda podem te ajudar. 

O que é síndrome do ovário policístico?

A SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) é uma condição em que os ovários possuem muitos folículos (pequenos “cistos” que contém óvulos) e ocorre um aumento na produção de androgênios (hormônios “masculinos”, como testosterona e androstenediona), levando a dificuldade de ovular e doenças metabólicas, como resistência à insulina, obesidade e diabetes tipo 2. 

Os ovários tipicamente são maiores, o que pode ser visualizado no ultrassom.

A síndrome dos ovários policísticos geralmente acomete as jovens na idade fértil, podendo gerar sintomas leves a intensos 

Quais são os sintomas da síndrome dos ovários policísticos?

Existem diversos sintomas que podem ser sinais de que você tem a síndrome dos ovários policísticos. Entre eles estão:

  • menstruação irregular ou ausência da menstruação: com a SOP, a mulher pode ficar meses e até anos sem menstruar devido à ausência de ovulação;
  • aumento de acne e oleosidade de pele: grande quantidade de hormônios (androgênios) sendo produzidos, causando efeitos na pele;
  • queda de cabelo: causados pelo excesso de testosterona (ou efeito amplificado da testosterona e derivados no couro cabeludo); 
  • engrossamento de voz e dos pelos: se dá pela alteração dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, fazendo com que os pelos e a voz engrosse de maneira não convencional;
  • resistência à insulina:  o aumento da quantidade de insulina do sangue, acaba causando o desequilíbrio hormonal e doenças metabólicas.

Além de conhecer os sintomas, antes de descobrir o tratamento mais adequado para engravidar, é fundamental saber quais são as causas para essa síndrome. 

Ovários policísticos — Qual o tratamento mais recomendado para engravidar? Consulte a VidaBemVinda!

Se você está no grupo das mulheres que possuem SOP e não sabem qual o tratamento para engravidar é mais adequado para esse tipo de situação, chegou a hora de entender quais são os métodos recomendados pela VidaBemVinda e como ela pode te ajudar. 

Antes de citarmos os tratamentos de reprodução assistida, também é fundamental  investir em tratamentos multidisciplinares, como:

  • mudança no estilo de vida;
  • ter uma boa alimentação, com menos carboidratos;
  • prática de exercícios físicos, incluindo musculação;
  • orientação nutricional;
  • acompanhamento psicológico;
  • suplementação;
  • uso de medicamentos, caso a mulher não queira engravidar neste momento. 

Além dos tratamentos multidisciplinares, também é possível recorrer aos procedimentos da indução da ovulação ou a fertilização in vitro, que são os mais indicados para mulheres que desejam engravidar e possuem dificuldade por conta da SOP. A indicação do tratamento não depende apenas de ter ou não SOP, mas da avaliação do casal.

Na VidaBemVinda, você terá todo o apoio necessário para entender qual a melhor solução para o seu caso, com médicos altamente capacitados e um acompanhamento psicológico para quem está na jornada em busca da maternidade. 

Fale com a VidaBemVinda e agende a sua consulta agora mesmo!

Compartilhe este post

Artigos relacionados