Já sabe quais são os exames que toda gestante deve fazer?

Compartilhe este post

Este artigo foi originalmente publicado no blog Criobanco e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original.

A gravidez foi confirmada e a futura mamãe é só alegria. Após todas as felicitações e os planos, é chegada a hora de fazer uma série de exames que vão detectar alterações que podem interferir na evolução saudável da gravidez. Segundo especialistas, o primeiro trimestre de gravidez é o mais crítico e exige uma ampla investigação.

Isso porque é nesse período que acontece a formação do bebê. Além disso, é nessa fase que ocorrem os principais sintomas da gravidez e as chances de aborto espontâneo são maiores. Por isso, geralmente são solicitadas avaliações para detectar possíveis alterações.

Dentre os exames está o hemograma completo e a tipagem sanguínea, que verifica o fator Rh da grávida e a necessidade ou não da injeção de imunoglobulina em casos de incompatibilidade. Ultrassonografia e sorologias para detectar casos de toxoplasmose e de HIV também são necessárias.

Além da mudança de alimentação e hábitos, no início da gestão a grávida precisa repor vitaminas. E o ideal é que mulher comece a ingerir cinco miligramas de ácido fólico diariamente pelo menos dois meses antes de engravidar.

A deficiência de ácido fólico na alimentação da futura mamãe pode causar uma má formação no sistema nervoso primitivo do feto, desenvolvido logo no primeiro mês de gestação. Portanto, essa deficiência é um dos problemas que pode ser evitado no início, ou antes da gravidez ser confirmada.

Alguns exames indicados durante a gestação:

Glicemia: Indicado no primeiro e no terceiro trimestres para saber se a gestante é diabética.

Sorologia: São exames que precisam ser feitos no primeiro e no terceiro trimestres. Eles determinam se a gestante já teve contato com algumas doenças para que, em caso positivo, sejam tomados os cuidados necessários para que o bebê não seja infectado.

Urocultura: Realizado no primeiro, segundo e terceiro trimestres, o exame verifica a existência de infecção urinária, principal causa de partos prematuros.

Exame de translucência nucal: Feito no primeiro trimestre da gestação, verifica o risco para síndromes genéticas, como a Síndrome de Down.

Ultrassonografia: Feita no primeiro trimestre, o exame vai detectar se a gestação é única ou múltipla, e determinar a idade gestacional exata. Deve ser repetida no segundo e terceiro trimestres para verificar se o desenvolvimento fetal está dentro do esperado.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

19 de nov de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Abaixo o arquivo com toda política de privacidade