Existe vida além da FIV

Compartilhe este post

A fertilização in vitro está entre uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento da infertilidade, e como se trata de um processo sincronizado, que envolve a administração de medicamentos e a fecundação fora da tuba uterina, muitos casais passam por momentos de ansiedade e muitas vezes se esquecem de suas vidas, tamanho o estresse causado pela espera de resultados.

Se você já passou por isso, sabe como é fácil perder a noção do tempo e dos prazeres simples da vida, e ao invés disso, ficar contando os dias e as horas para fazer os exames, ultrassons, esperando atingir os melhores resultados

O exagero pode levar a um estado de “desumanização” da concepção, em que os procedimentos e os embriões serão apenas números, e a gravidez será uma “meta”.

As coisas não precisam e não devem ser assim. Devemos lembrar que a concepção é uma jornada de celebração à vida, e deve ser dividida entre todos os que fazem parte desse processo. “Desde a primeira consulta até o final do tratamento, entendo que o casal e a equipe médica e biomédica formam um time. E assim as coisas ficam mais fáceis e as chances aumentam”, diz a Dra. Fernanda Imperial, médica da VidaBemVinda.

Família, amigos e equipe médica têm plena participação e devem ser um ponto de apoio para nos lembrarmos de que a vida é um conjunto de eventos bons e ruins, e que tudo fica melhor quando compartilhado.

Portanto, aconselhamos ao casal que cuidem de sua saúde, através de atividades prazerosas e divertidas.

Exercícios e esportes energizam o corpo e a mente e afastam a estagnação. Caminhadas leves são revigorantes, yoga e alongamento são atividades excelentes e não têm contra-indicações, e serão ainda melhores se feitos em grupo.

Para o casal, manter acesa a chama do romance e fortalecer a relação é o principal motivo pelo qual querem tanto ter filhos, e construir uma família baseada na amorosidade.

Sair, passear, assistir a um show, frequentar festas e reuniões serão distrações excelentes, que irão diluir as preocupações e aliviar o fardo de um tratamento tão delicado.

Da mesma forma, a equipe médica também busca o contato, ao compartilhar histórias de sucesso com os pacientes, e através da experiência e cuidado, auxiliar da melhor forma quem precisa de orientação.

É muito confortante para um paciente ouvir a opinião franca de um profissional competente, que de maneira sincera dará seu parecer sobre as reais possibilidades e alternativas de tratamentos, para que não se sintam desamparados. “Muitas dúvidas surgem durante a investigação e tratamento. E nós médicos devemos sempre estar ao lado para esclarecê-las”, completa Dra. Fernanda Imperial.

Não devemos nunca perder o prazer em nossos desafios, e sempre nos recordarmos do porquê estamos aqui. Esse é o segredo para uma vida valorosa.

Cuide de si. Aceite-se como é, com suas fortalezas e limitações. Compartilhe seus medos com aqueles quem se importam com você. Busque apoio de quem já passou pelas mesmas dificuldades.

E o mais importante, celebre a vida e cultive o desejo natural de ter um bebê.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

23 de out de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Abaixo o arquivo com toda política de privacidade