Homens com 50, 60 ou 70 anos podem ser pais? Há maiores riscos de seus filhos nascerem com problemas?
Nos tempos atuais, as pessoas se casam mais tarde e esperam mais tempo para ter filhos. A realização profissional e a estabilidade financeira são condições, para grande parte dos casais, para a decisão de ter filhos.
É preciso entender como a idade dos pais pode afetar uma gestação. Na mulher, os óvulos nascem e envelhecem com ela. A mulher não produz novos óvulos durante a sua vida.
Diferentemente do homem, em que a produção de espermatozoides é contínua. Apesar disso, de se ter espermatozoides “novos” diariamente, os riscos de ter um filho com problemas são maiores quando o pai tem 50 anos ou mais.
Conheça os riscos:
· Aborto espontâneo: risco duas vezes maior;
· Nascimento pré-maturo: risco duas vezes maior;
· Morte pré-matura: risco 1,9 vezes maior;
· Defeitos de nascimento: risco 25% maior;
· Anormalidades cromossômicas: risco duas vezes maior;
· Doença devido a mutações genéticas: riscos de 8 a 10 vezes maior risco;
· Desenvolvimento, na fase adulta de doenças, como a esquizofrenia, bipolaridade, epilepsia: risco até cinco vezes maior.
A relação entre a idade do pai, autismo e esquizofrenia
A probabilidade de os filhos desenvolverem, na idade adulta, algumas doenças, é maior quando os pais são mais velhos. Estudos com grandes populações, realizados em 2001, em seis países diferentes, confirmaram que o risco de esquizofrenia nos filhos, na idade adulta, estão relacionado á idade avançada do pai.
Ao se comparar os filhos de um pai de 24 anos e os de um pai de 55 anos, notou-se que os filhos de pais mais velhos têm risco quatro vezes maior de desenvolver esquizofrenia. Da mesma forma, o risco de autismo á doença infantil que aumentou dez vezes nos últimos 30 anos - cinco a seis vezes maior nos filhos de pais com mais de 40 anos.
Análise diferente, resultados iguais
A conclusão é a mesma para uma análise feita de forma diferente. Estudo publicado pela revista internacional de ciências Nature usou, como fonte de pesquisa, a genética molecular em vez de populações. A conclusão foi semelhante: a idade do pai está ligada ao risco de esquizofrenia e de autismo nos filhos.
Este estudo analisou mutações aleatórias encontradas no DNA de 78 famílias, na Islândia, e observou famílias em que os pais não tinham quaisquer sinais de problemas mentais, mas tiveram filhos com autismo ou esquizofrenia. Veja os resultados da pesquisa:
Duas novas mutações observadas nos filhos para cada ano da idade de um pai. Foram encontradas 65 mutações em filhos de homens de 40 anos de idade;
Em mulheres, o número médio de mutações foi 15 e não aumentou com a idade.
A partir destes estudos, pesquisadores afirmam que entre 20% e 30% dos novos casos de autismo e esquizofrenia podem estar relacionados à idade dos pais.
Apesar de os homens produzirem espermatozoides diariamente, essa enorme divisão celular pode trazer problemas, da mesma forma que o motor de um carro velho pode ter vazamentos de óleo. O resultado é um aumento de novas mutações no espermatozoide.
O desejo de formar uma famílias – ou uma segunda famílias - deve estar acompanhado de cuidados. Consultar um médico e realizar exames específicos para evitar problemas na saúde dos filhos com certeza é a melhor decisão.