De acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose atinge uma a cada dez mulheres no Brasil. O número equivale a cerca de 7 milhões de brasileiras. Em alguns casos, a endometriose causa infertilidade, mas nem todas as mulheres com a doença são inférteis.
O que é a endometriose?
O útero é revestido internamente por um tecido chamado de endométrio, que descama todos os meses quando não há gravidez, sendo eliminado com o sangue da menstruação. Quando este tecido semelhante ao endométrio é encontrado em outros locais, fora do útero, damos o nome de endometriose
Existem algumas possíveis causas descritas para o aparecimento da endometriose. Entre os motivos mais prováveis estão:
- menstruação retrógrada: parte do fluxo menstrual volta pelas tubas uterinas e é derramado nos órgãos próximos, como ovários, bexiga, peritônio e intestino. Estes fragmentos de endométrio podem implantar no abdome, levando à endometriose;
- falhas no sistema imunológico;
- disseminação de células endometriais pelo sistema vascular, chegando e implantando em órgãos distantes;
- transformação de células, que assumem as características do endométrio estando fora do útero.
Por que a endometriose causa infertilidade?
A teoria mais aceita nessa questão é a de que a endometriose causa alteração das tubas e pelve. Devido a esse “derramamento” do tecido endometrial em diferentes partes do aparelho reprodutivo, podem ocorrer mudanças na anatomia desses órgãos, como:
- redução da qualidade das tubas;
- piora da chance de implantação do embrião no útero;
- redução da qualidade e, principalmente, quantidade de óvulos.
Embora as alterações possam se agravar de acordo com o grau de endometriose, algumas mulheres ainda em estágios iniciais também podem apresentar infertilidade. Mas, é importante ressaltar que nem todas serão inférteis. Estimamos que cerca de 40% das mulheres com infertilidade têm endometriose e metade das pacientes com endometriose terão dificuldade de engravidar.
Quais os tratamentos possíveis para mulheres inférteis com endometriose?
Para as mulheres com endometriose que apresentarem infertilidade e têm o desejo de engravidar, existem dois tratamentos possíveis. São eles:
Cirúrgico
A cirurgia pode ser aconselhada em casos de endometriose profunda, no qual o tratamento clínico não apresenta resultado satisfatório ou que exista acometimento de órgãos como apêndice cecal e intestino delgado A cirurgia moderna é feita por videolaparoscopia ou robótica, técnicas minimamente invasivas, consideradas “padrão-ouro”.
Reprodução assistida
Muitas vezes as técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in vitro e a Inseminação Artificial, são as melhores alternativas quando a endometriose causa infertilidade. A fertilização in vitro é normalmente a melhor técnica de reprodução assistida para pacientes com endometriose.
Muitas pacientes apresentam dúvidas se deve ser feita a cirurgia antes, porém, na maioria dos casos ela não é necessária. Mas, é importante ressaltar que a avaliação e indicação em cada caso deve ser feita por um médico.
Após ler nosso artigo e descobrir se endometriose causa infertilidade, confira o guia com dicas e tratamentos possíveis para pessoas inférteis.