Será Que Estou Ovulando?

Compartilhe este post

Uma dúvida frequente que temos quando tentamos engravidar é se estamos ovulando ou não. Já adiantamos que a única certeza de ovulação é a gravidez, mas uma resposta objetiva é essencial, pois determina uma provável causa e um tratamento para uma dificuldade de engravidar. Portanto, como saber se estamos ovulando ou não?

O principal passo para responder esta pergunta é a observação dos ciclos menstruais. Uma mulher com ciclos menstruais regulares, muito provavelmente, ovula. Às vezes, temos dúvidas se nossa menstruação é regular. Mas não se complique: se menstruar uma vez por mês, mesmo que não seja exatamente no mesmo dia, sim, sua menstruação é regular. E, se quiser ser mais precisa, conte os dias entre o começo de uma menstruação e o de outra. Este intervalo tem que ser semelhante e varia entre 25 e 35 dias. Outros sinais que sugerem ovulação são: a famosatensão pré-menstruais (TPM) e a umidade maior vaginal em uma fase do mês. Ciclos irregulares, por outro lado, são sugestivos de ausência de ovulação. Isso ocorre quando se menstrua a cada 2 a 3 meses. Ou mesmo a cada 6 meses. Assim, na maioria das vezes, conseguimos responder a esta pergunta sozinhas, sem necessidade de realizar nenhum exame complexo.

Quando houver dúvidas, o ginecologista pode lançar mão de alguns exames de sangue e/ou imagem. Dentre eles, podemos citar a dosagem da progesterona, a ultrassonografia transvaginal seriada e os kits detectores de LH urinário.

O AUTOR

Dr. Lucas Yamakami é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) com residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Atualmente é médico da Clínica de Reprodução Humana Vida Bem Vinda e Médico Assistente do Hospital das Clínicas, atuando neste serviço junto ao Centro de Reprodução Humana Mário Covas. Possuí Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e é membro da American Society of Reproductive Medicine (ASRM) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

12 de jul de 2012
Compartilhe este post

Artigos relacionados

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Abaixo o arquivo com toda política de privacidade