Infertilidade Secundária: Entenda Como Identificar e Quais Podem Ser os Tratamentos
A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Muitas mulheres se questionam: “Como saber se tenho endometriose?”, pois os sintomas da doença podem causar dores e também infertilidade, algo que afeta os planos de quem deseja muito uma gravidez. Se este é o seu caso, acompanhe as informações deste artigo, pois vamos explicar sobre a endometriose e como identificá-la.
A endometriose é um distúrbio inflamatório que ocorre quando as células que formam o endométrio (a parte interna do útero) crescem além dos limites da cavidade uterina, alcançando as tubas, a bexiga, os ovários e, em alguns casos, o intestino.
Apesar de muitos casos serem descobertos apenas depois de anos, pois a dor da endometriose por muito tempo pode ser confundida com cólica menstrual, a doença é bastante comum, chegando a afetar cerca de 10% da população feminina brasileira, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mas então, você deve estar se perguntando: “afinal, como saber se tenho endometriose?”. Para descobrir, é fundamental prestar atenção nos sintomas que o seu organismo apresenta. Veja a seguir.
Os sintomas a seguir são indicativos de que você possa ter endometriose:
No entanto, algumas mulheres são assintomáticas e não apresentam nenhum sintoma. Para ter certeza do diagnóstico, confirme através de exames de imagem especializados. Você pode fazê-los em clínicas especializadas, como a VidaBemVinda.
Na consulta médica para identificar a endometriose podem ser feitos:
Existem duas opções tratamento que pacientes com endometriose podem fazer:
Na VidaBemVinda, esses tratamentos são oferecidos para as pacientes, entre outras recomendações dos médicos especializados.
Se você suspeita de que tem endometriose e infertilidade, mas deseja engravidar e precisa de ajuda de uma clínica de reprodução humana, conheça mais sobre a VidaBemVinda!

Por Dr. Renato Bussadori Tomioka
19 de jun de 2024A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Neste artigo, você vai entender como mutações genéticas podem ser avaliadas antes da implantação do embrião, por que esse...
A produção independente é uma alternativa segura e cada vez mais comum para mulheres que desejam engravidar sem um...