Doação de embrião

Agende agora

doação de embriões é um procedimento indicado para mulheres que não têm óvulos em quantidade e/ou qualidade e desejam a gestação independente ou casais que possuem fatores de infertilidade associados à qualidade ou quantidade de gametas (óvulos e espermatozoides) podem optar por fazer a transferência de embrião congelado doado, possibilitando assim a constituição de uma família e a realização do sonho da maternidade.

Vale ressaltar que o casal que doou o embrião não deve conhecer o casal ou mulher que vai recebê-lo, já que no Brasil a doação de gametas e embriões é anônima. Além disso, não pode haver troca financeira entre doador-receptor.

Como funciona a doação de embriões?

Após avaliação médica detalhada, devemos preparar o endométrio (camada que reveste o útero internamente)  da mulher que vai receber o embrião. O objetivo é simular o ambiente hormonal e fisiológico ideal para que o embrião se implante no útero e evolua de forma saudável.

No início do ciclo menstrual é feito um ultrassom transvaginal para avaliar o útero e ovários: se estiverem adequados para a fase, o preparo endometrial é iniciado com estradiol, que pode ser por via oral (comprimidos) ou transdérmica (adesivos, gel). Após cerca de 7 dias é feito um novo ultrassom e a espessura e características do endométrio são avaliadas. Além disso, os ovários não podem ter folículos grandes.

Quando a espessura endometrial chega a 7 ou 8 mm, é iniciada a progesterona por via vaginal (Utrogestan®, Crinone®, Evocanil®), e a transferência do embrião é agendada 3 a 5 dias depois, dependendo da fase em que o embrião foi congelado. O teste de gravidez é feito após 9 a 11 dias da transferência.

Quais são as chances de sucesso?

Depende da qualidade do embrião congelado e da qualidade após descongelamento, além do padrão do útero e endométrio da receptora. Em média a taxa de gravidez varia de 40 a 60%.

Mesmo não sendo a primeira opção dos casais que chegam às clínicas de reprodução humana, a doação de embrião é uma alternativa viável quando as duas pessoas do casal possuem algum impedimento de engravidar ou em casos de gestação independente em mulheres com idade reprodutiva avançada ou baixa reserva ovariana.

 

Ícone Fale com a VidaBemVinda

Um lugar onde a vida é sempre bem-vinda.

Preencha o formulário e nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível para tirar dúvidas ou fazer seu agendamento. Esperamos você!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.