SOP

Quem Tem Ovário Policístico Pode Engravidar? — O Especialista Responde!

Compartilhe este post

É muito comum que as mulheres se perguntem se quem tem ovário policístico pode engravidar. Afinal, essa doença afeta cerca de 5 a 15% do público feminino em idade fértil e pode, sim, afetar a ovulação.

Portanto, se esta também é sua dúvida, não deixe de acompanhar o artigo e descubra os tratamentos para esse problema.

O que é a Síndrome de Ovário Policístico (SOP)?

A Síndrome do Ovário Policístico é um conjunto de alterações metabólicas, associada muitas vezes a anovulação crônica (ausência de ovulação).

Para uma paciente ter diagnóstico de SOP é preciso ter ao menos dois dos três critérios abaixo:

  1. irregularidade menstrual: intervalos irregulares entre as menstruações, mais caracterizados por ciclos longos;
  2. hiperandrogenismo: aumento da produção de hormônios masculinos, que pode ser detectado por exame físico ou laboratorial;
  3. ovários com padrão policístico vistos por ultrassonografia.

Além disso, também é indispensável ter descartado outras causas para as características acima.

Afinal, quem tem ovário policístico pode engravidar?

Sim, quem tem ovário policístico pode engravidar naturalmente. Porém algumas mulheres podem encontrar dificuldades, justamente pela disfunção ovulatória.

E se eu tiver dificuldades de engravidar? Como tratar?

Nem todas as mulheres com esse diagnóstico terão dificuldade de engravidar naturalmente. Entretanto, ao notar ciclos irregulares, a mulher deve procurar atendimento médico para orientação. Em alguns casos a indução da ovulação será necessária.

Esse tratamento consiste em induzir a ovulação, com medicação apropriada, associada a acompanhamento ultrassonográfico do ciclo e relações sexuais programadas.

Mas, atenção! Se houver outro fator de infertilidade associado, como problemas tubários ou de causas masculinas, há uma maior probabilidade de necessitar de um tratamento de maior complexidade, como a Inseminação Artificial ou Fertilização in Vitro.

Vale ressaltar que a infertilidade é somente um dos pilares da SOP, mulheres com esse diagnóstico possuem também maior chance de alterações metabólicas associadas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Dessa forma, cuidados especiais com dieta, atividade física e manutenção de um peso saudável são imprescindíveis para todas, mesmo as que não desejam engravidar.

Gostou de descobrir que quem tem ovário policístico pode engravidar, sem necessariamente precisar de tratamento? Para conferir mais conteúdo como este, siga acompanhando o blog da VidaBemVinda.

Dra. Michelle Nagai

Por Dra. Michelle Nagai

19 de nov de 2020
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados