Indução de Ovulação: O Que É e Quando É Necessária
A indução de ovulação é um procedimento para ajudar mulheres com problema de ovulação irregular. Leia o artigo para...
Freeze- all para Falha de Implantação Embrionária
Um estudo publicado na Fertility and Sterility de julho de 2017, comparou os resultados de pacientes com falha de implantação embrionária, que transferiram embriões a fresco, ou seja, durante o ciclo de estímulo ovariano para FIV (fertilização in vitro) e pacientes que congelaram os embriões e transferiram num ciclo subsequente.
A falha de implantação embrionária, ocorre em até 10% dos casais submetidos a FIV, e pode decorrer, da qualidade embrionária, da receptividade endometrial inadequada, e alterações na interação entre embrião e endométrio.
Neste estudo, falha de implantação embrionária, foi considerado quando, mulheres com menos de 40 anos, quando submetidas a FIV não obtinham gravidez, após três ou mais transferências embrionárias consecutivas, com pelo menos 4 embriões de boa qualidade.
Este estudo foi realizado com pacientes com menos de 38 anos, sem malformações uterinas, e sem um fator justificável para repetidas falhas de implantação, com sêmen fresco, e todos os casos submetidos a ICSI (injeção intracitoplasmática do espermatozoide), e todos os embriões transferidos em blastocistos, embriões de quinto dia, e os dois grupos eram homogêneos. Diante de todos estes parâmetros, podemos considerar que foram casos de bom prognóstico, mesmo com as falhas de implantação.
O resultado foi promissor para aquelas pacientes que congelaram embrião. Foram 287 embriões congelados, 188 descongelados com taxa de sobrevivência de 97,3% (183 embriões); com taxa de gravidez de 59,3% comparada com 34,4% do grupo com embriões transferidos a fresco. ( OR 2,77; IC 95%, 1,49-5,15, P= 0,001). A taxa de implantação foi de 39,9% no grupo dos embriões congelados, e de, 15,9% no grupo dos embriões a fresco. (OR 3,5, ic 95%, 2,16-5,66, P= 0,001).
A justificativa para as melhores taxas de gravidez, foi explicada por maior sincronia entre endométrio e embrião num ciclo com hormônios mais próximo do fisiológico, diferente do que ocorre quando o endométrio passa pelo hiperestímulo ovariano, durante o tratamento para a coleta dos óvulos, em que os níveis hormonais estarão muito elevados, o que prejudicaria a janela de implantação embrionária.
Claro, que nem sempre o congelamento embrionário será a solução única e isolada quando nos deparamos com a falha de implantação embrionária, mas, vale a pena ser considerado neste grupo de pacientes.
Bibliografia:
Revisiting the management of recurrent implantation failure through freeze- all policy, Magdi Y, El- Damen A, Fathi AM, ET AL. Fertil and Steril, July, 2017
Formada pela Faculdade de Medicina da UNICAMP, realizou Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Centro de Atenção Integral à Mulher (CAISM) da UNICAMP. Possui título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela TEGO, concedido pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Atualmente, é pós-graduanda pela Faculdade de Medicina da UNICAMP e médica na Clínica VidaBemVinda.
02 de mar de 2018A indução de ovulação é um procedimento para ajudar mulheres com problema de ovulação irregular. Leia o artigo para...
A ovulação irregular é um dos fatores que podem dificultar uma gravidez. Leia o artigo para entender mais sobre...
Saiba o que os valores beta hCG após FIV indicam, quando fazer o teste e como interpretar resultados positivos...