02 de dez de 2020

Cuidados Na Gestação — 5 Dúvidas Sobre O Que É Permitido Ou Não Fazer Neste Período

Compartilhe este post

A notícia de uma gravidez traz consigo uma enxurrada de emoções. É um misto de alegrias, mas também de preocupações, que exigem cuidados na gestação, marcando o início da jornada da maternidade.

Antes mesmo de receber o teste positivo, uma verdadeira transformação já está acontecendo em seu interior. O corpo já inicia a preparação para receber uma nova vida, com a queda de alguns hormônios e outros, específicos da gestação, passam a ser fabricados.

Os cuidados devem ser redobrados no período da gestação. Mas, você sabe o que é permitido ou não? Separamos as principais dúvidas das mamães, confira:

1. Os principais cuidados na gestação devem acontecer no primeiro trimestre?

No primeiro trimestre deve haver uma atenção especial, pois há um risco maior de aborto espontâneo, porém, quando falamos de cuidados da gestação, eles devem ocorrer a partir do momento que se descobre a gravidez.

O pré-natal deve ser iniciado desde a descoberta. Nele serão feitas todas orientações, pedidos de  exames e indicação das vitaminas e medicamentos necessários.

Muitas mudanças ocorrerão no corpo, mas é importante lembrar que gravidez não é uma doença e que pode seguir a vida e as atividades normalmente, sem que haja exageros.

2. Pode fazer exercícios? Quais devem ser evitados?

Os exercícios físicos são muito bem vindos, e podem ser feitos normalmente, desde que sejam adequados para esse período.

Se a futura mamãe já pratica muita atividade física, só é necessário se atentar a sobrecarga na região abdominal. Já no caso de não praticar nenhuma atividade, é possível começar de uma maneira mais leve, sempre respeitando seus limites.

Algumas atividades podem, até mesmo, ajudar no momento da gestação, parto e pós parto, como a yoga, pilates e outros  exercícios para a região pélvica em geral.

Restrições para atividades físicas podem ocorrer, como no caso de haver sangramento ou dor abdominal na gravidez. Sempre tenha seu médico de pré-natal para te orientar.

3. Há restrições quanto a alimentação?

Depende de cada pessoa e suas restrições específicas, como pacientes hipertensas, diabéticas ou que sejam suscetíveis à toxoplasmose.

É preciso se atentar a higiene dos lugares, mas não há restrição quanto a peixe cru, por exemplo, ou salada, desde que sejam conhecidas a procedência dos alimentos. O mais importante é se alimentar da forma mais saudável e balanceada possível.

4. Como ficam os cuidados pessoais com produtos de beleza?

Produtos dermatológicos que possuem alguns tipos de ácidos, ureia e cânfora na composição devem ser evitados,  devido ao risco de malformação fetal.

Quanto ao cabelo, não utilize produtos com amônia ou formol e evite produtos direto no couro cabeludo.

Além disso, a hidratação corporal é muito importante para o cuidado na gestação, pois ajuda na prevenção de  estrias. Portanto é preciso manter o corpo hidratado, com óleos ou hidratantes.

O uso de protetor solar também é essencial, pois ajuda muito nos cuidados da pele e prevenção de manchas.

5. E quanto a vida sexual, pode ter relações nesse período?

Relações sexuais na gestação não fazem nenhum mal ao bebê, exceto em casos como sangramentos, ou contrações uterinas prematuras, que pode haver uma contraindicação de relações sexuais.

Cada pessoa é única e, enquanto algumas mulheres sentem o desejo aumentado durante a gravidez, outras têm uma diminuição da libido nesse período.

Por isso, o respeito entre o casal é o mais importante! Ambos precisam se sentir confortáveis durante as relações sexuais.

Recomendações gerais de cuidados na gestação

  • inicie o pré-natal assim que descobrir a gravidez;
  • realize consultas regularmente: uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê;
  • tome todas as vacinas indicadas para gestantes;
  • em caso de febre ou dor, procure um serviço de saúde. Não tome qualquer medicamento por conta própria.

Gostou de saber mais sobre quais os cuidados na gestação que devem ser tomados? Continue acompanhando o blog da VidaBemVinda para mais informações sobre saúde, gravidez e maternidade!

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados