16 de jun de 2021

Casal Homoafetivo — Quais As Possibilidades Para Ter Filhos?

Compartilhe este post

A vontade de formar uma família vai muito além das relações heteronormativas. Para casal homoafetivo, que tem o sonho de ter filhos biológicos, atualmente, existem possibilidades para tornar isso possível.

Quer saber quais são as opções? Continue acompanhando o conteúdo!

Casal homoafetivo feminino — Quais são as possibilidades para gravidez biológica?

Para os casais compostos por mulheres, existem duas formas possíveis para que possam ter filhos biológicos, são elas: Inseminação artificial e FIV (Fertilização In Vitro).

Para inseminação, primeiro é preciso decidir qual das parceiras irá fazer o procedimento. Após essa decisão, são feitos alguns exames, principalmente para verificar se as tubas uterinas estão normais e, estando tudo bem, pode ser recomendado o procedimhttps://www.vidabemvinda.com.br/blog/o-que-e-fertilizacao-in-vitro-5-informacoes-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fiv/ento.

Após essas verificações e a decisão pela inseminação, é selecionado o sêmen de um doador anônimo, que pode ser de banco nacional ou internacional.

Depois inicia-se a estimulação ovariana e dependendo da quantidade de óvulos que são liberados, pode ser que ocorra, até mesmo, uma gestação múltipla.

Para que a inseminação artificial tenha maiores chances de sucesso é necessário:

que as tubas uterinas não tenham alterações;
idade abaixo dos 37 anos;
boa reserva ovariana.

Já para o processo da FIV  é necessário a definição de qual parceira irá doar os óvulos, qual irá gerar o bebê e selecionar um sêmen doado. O que difere da inseminação é que, além do tratamento da FIV clássica, que consiste em selecionar os óvulos da paciente, injetar esse sêmen doado, formar os embriões e transferir para o útero, pode ser feita uma outra modalidade, que é a gestação compartilhada.

Nessa modalidade de gestação compartilhada é coletado o óvulo de uma parceira e inserido o embrião formado a partir desse óvulo no útero da outra parceira. Ou seja, uma pessoa doa o óvulo e a outra gera o possível bebê.

Na FIV as chances de gravidez acabam sendo maiores, pois há mais controle da fertilização dos óvulos e formação dos embriões no laboratório. Esse tratamento é indicado para pacientes com:

 Casal homoafetivo masculino — Quais são as possibilidades para gravidez biológica?

Para os homens que querem filhos biológicos, a única alternativa possível é a FIV. Para isso, a primeira etapa consiste em selecionar os óvulos, que são doados anonimamente.

Selecionando a doadora, é preciso escolher o sêmen dos parceiros, que pode ser de apenas um de ambos . Porém, é importante ressaltar que não é feita uma mistura entre as amostras desêmen. Quando os dois optam por doar, o casal pode até não saber quem forneceu o sêmen que gerou o embrião, mas o laboratório precisa saber.

Feita essa seleção, é necessário encontrar uma barriga solidária. Segundo o Conselho Federal De Medicina, é permitido que essa pessoa seja um parente de até quarto grau de um dos cônjuges.

Se por acaso não tiver uma parente que possa gerar o embrião, é preciso pedir uma autorização ao conselho, para que outra pessoa possa ser a barriga solidária. No Brasil, não é permitido nenhum vínculo financeiro para a mulher que decide gerar o embrião para o casal.

Gostou de saber as possibilidades para gerar um filho biológico do casal homoafetivo? Confira também o artigo sobre a diferença entre a fertilização in vitro e a inseminação artificial.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados