Quanto tempo esperar até decidir pela Fertilização in vitro?

Compartilhe este post

Quando um casal decide ter um bebê parece que imediatamente a ansiedade domina todos os outros sentimentos. A vontade de que a concepção ocorra logo nos primeiros meses é tanta, que muitas mulheres procuram seus ginecologistas em três meses de tentativas com a certeza de que há algo errado com esta demora. Mas, preste atenção nestas dicas rápidas:

1. Tentar engravidar por um ano é absolutamente normal (se você tem menos de 35 anos). A maioria dos especialistas em fertilidade nem vai receber casais que estão tentando há menos tempo. Não se chateie se seu médico disser que você deve continuar tentando. Claro que isso só vale para os casais que não tem um motivo ou condição já conhecida de infertilidade, como endometriose, síndrome de ovários policísticos e problemas urológicos.

2. É uma ótima ideia ir ao seu ginecologista antes de tentar engravidar. Este check-up anterior à concepção é uma excelente oportunidade para falar sobre quaisquer problemas de saúde que podem afetar suas chances de engravidar. Mas lembre-se de que o mais provável é que o médico recomende que você tente conceber naturalmente durante pelo menos 6 meses, período em que a maioria dos casais engravida.

3. Antes de um ano de tentativas é possível que um especialista em infertilidade e Reprodução Humana seja indicado caso você tenha mais de 35 anos ou se tiver um histórico de problemas sérios de saúde ou de abortos espontâneos.

4. Ir a um especialista não significa que você irá necessariamente iniciar um tratamento com medicamentos ou fazer uma cirurgia.

De toda forma, antes de se deixar levar pela ansiedade, fique de olho em alguns dados oficiais fornecidos pela Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE):

– Um em cada seis casais em todo o mundo tem algum tipo de problema de infertilidade pelo menos uma vez durante sua vida reprodutiva. A prevalência atual de infertilidade, com duração de pelo menos 12 meses, é estimada em cerca de 10% em todo o mundo para as mulheres com idade entre 20 e 44 anos.

– Entre 20 e 30% dos casos de infertilidade são explicados por causas masculinas, 20 a 35% por causas femininas, e de 25 a 40% dos casos são por causa de um problema em ambos os parceiros. De 10 a 20% dos casos nenhuma causa é encontrada, conhecida como Infertilidade sem Causa Aparente (ISCA). A infertilidade também está associada a fatores de estilo de vida, como tabagismo, peso e estresse. A idade avançada (do ponto de vista reprodutivo) da parceira é uma das explicações mais comuns atualmente.

– A maioria dos tratamentos com técnicas de reprodução assistida ocorre em mulheres com 30 a 39 anos de idade, inclusive a Fertilização in vitro.

Portanto, o tempo que deve ser esperado varia conforme o caso. Na dúvida, sempre converse com o seu ginecologista. Mas se preferir, você também pode deixar sua pergunta nos comentários.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

27 de maio de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Abaixo o arquivo com toda política de privacidade