Minha FIV Não Deu Certo, Quais Podem Ser Os Motivos?
Se você está vivendo o momento em que pensa “minha FIV não deu certo”, saiba que não está sozinha....

Um recente artigo científico publicado na Human Reproduction tratou do que vem sendo uma grande mudança na nossa prática diária: congelamento de todos os embriões para transferência ao útero materno em um próximo ciclo. E o método freeze all é uma das principais alternativas no tratamento. Mas, será que é realmente eficaz?
Quer saber mais sobre esse tema? Neste artigo você verá:
Conhecida como “freeze-all” (congela tudo, em português), essa estratégia se tornou rotineira nos últimos anos, pois o congelamento de todos os embriões permite postergar a transferência. Com isso, diminui-se o efeito negativo que a estimulação ovariana causa no endométrio durante o tratamento.
A freeze all ocorre quando todos os embriões que apresentam potencial de gestação são congelados e, em um próximo ciclo, o melhor embrião é selecionado e descongelado para a transferência. É uma técnica de reprodução assistida complementar a FIV (Fertilização In Vitro), com o objetivo de aumentar a eficácia do tratamento.
Além disso, o tratamento fica mais seguro, pois o risco de Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO), a mais temida complicação do tratamento, é reduzido a praticamente zero, já que a fase mais grave da síndrome ocorre quando a paciente engravida com os ovários grandes e estimulados após transferência de embrião a fresco (no mesmo ciclo da estimulação ovariana).
O “freeze-all” só foi viabilizado devido à alta eficácia da vitrificação (congelamento ultrarrápido), que mantém as características dos embriões.
Essa técnica de congelamento de todos os embriões foi aprimorada na última década, e os resultados atuais são extremamente bons, com taxa de sobrevivência embrionária em torno de 90 a 98%.
Atualmente, utilizamos a estratégia de freeze all, principalmente, para pacientes com alto risco de SHO; quando o endométrio apresenta alguma alteração diagnosticada durante a estimulação ovariana, como:
O protocolo mais utilizado para entender esse procedimento é o de antagonista do GnRH (Orgalutran, Cetrotide) e maturação dos óvulos com agonista do GnRH (Lupron, Gonapeptyl).
O artigo exprime a opinião de especialistas belgas, que fizeram uma análise através da matriz SWOT, geralmente aplicada ao mundo dos negócios, para avaliar cenários e servir de base para o planejamento estratégico de uma empresa.
A matriz SWOT avalia as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um determinado projeto.
De uma forma prática, os autores descreveram a estratégia de freeze all da seguinte forma:

Sem dúvida, a vitrificação de embriões é um excelente tratamento e pode ser uma estratégia inteligente para muitas mulheres engravidarem com segurança. Gostou de saber sobre o método freeze all? Para entender mais sobre o assunto, leia o artigo: Congelamento de óvulos — o que é e como funciona?

Por Dr. Renato Bussadori Tomioka
25 de maio de 2022Se você está vivendo o momento em que pensa “minha FIV não deu certo”, saiba que não está sozinha....
Caxumba e infertilidade podem estar relacionados, principalmente no caso dos homens. Conheça os riscos, tratamentos e formas de prevenção...
A reversão de vasectomia é uma possibilidade real para homens que desejam ter filhos novamente. Neste artigo, você vai...