O Que é Fertilização? — Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Assunto

Compartilhe este post

Se você deseja realizar o sonho de ter um filho, mas está com dificuldades para engravidar, precisa compreender o que é fertilização e as principais informações relacionadas ao tema. Desta forma, fica mais fácil identificar o momento certo para buscar ajuda médica e descobrir possíveis tratamentos para infertilidade.

Afinal, o que é fertilização?

Podemos definir o que é fertilização como o momento exato em que o espermatozoide penetra no óvulo, dando início à geração de uma nova vida. Esse processo pode acontecer naturalmente ou com auxílio de tratamentos em clínicas de fertilização.


Quando procurar ajuda médica para engravidar?

Ao se deparar com a dificuldade de engravidar, uma das principais dúvidas é saber quando recorrer a uma clínica de fertilização para realizar diagnósticos e iniciar tratamentos — se necessário. O indicado é:

  • para casais, onde a mulher tem menos de 35 anos, sem problemas conhecidos: buscar ajuda especializada após um ano de tentativas sem sucesso;
  • para casais , quando a mulher tem mais de 35 anos, sem problemas conhecidos: procurar auxílio especializado após seis meses de tentativas sem êxito;
  • para mulheres ou homens com problemas conhecidos: assim que o casal tiver o desejo de engravidar.


Os principais tratamentos para infertilidade

Agora que compreendeu o que é fertilização, você precisa saber que existem diferentes tipos de tratamento para a infertilidade. A escolha do método dependerá do diagnóstico realizado por médicos especializados. Os principais são:

Relação Sexual Programada

A Relação Sexual Programada é o tratamento mais simples em reprodução humana. O procedimento visa solucionar problemas de ovulação e irregularidade menstrual. É indicado quando não há fator masculino na causa da infertilidade, nem problemas de saúde mais graves para as mulheres.

A primeira etapa consiste na indução da ovulação com medicamentos via oral ou injetável. Depois, é realizado o controle dos folículos por meio de um ultrassom até que atinjam o tamanho adequado para ovulação. Por fim, o casal é instruído a realizar relações sexuais no período indicado.

Esse processo também pode ser feito somente com controle ultrassonográfico de ciclo natural (sem medicação), somente em casos específicos.

Inseminação Artificial

Já a Inseminação Intra-uterina ou Artificial é indicada para casos em que o homem possui alterações seminais de nível leve a moderado, ou casais homoafetivos femininos, onde não existe nenhum fator de infertilidade.

O tratamento é intermediário e se inicia com a indução da ovulação. Depois, é realizado o processamento seminal, em que há uma separação dos melhores espermatozoides para, posteriormente, ser realizada a injeção do sêmen processado no útero da mulher. No caso dos casais homoafetivos, é utilizado sêmen congelado.

Fertilização in Vitro (FIV)

Por fim, a Fertilização in Vitro (FIV) é a técnica mais avançada de reprodução humana, na qual, o embrião é gerado fora do corpo da mulher e depois é transferido para o útero da paciente.

O procedimento é indicado para casais com problemas mais graves, como alterações seminais, endometriose, alterações tubárias, baixa reserva ovariana, entre outras.. Também é recomendado para casais que já tentaram outras técnicas e não obtiverem sucesso.

Gostou de descobrir o que é fertilização e quais os principais tratamentos para infertilidade? Aproveite também para conferir outros artigos como este no blog da VidaBemVinda!

Dra. Michelle Nagai

Por Dra. Michelle Nagai

27 de fev de 2020
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Abaixo o arquivo com toda política de privacidade