A videolaparoscopia, popularmente conhecida como laparoscopia, é uma técnica cirúrgica moderna utilizada no tratamento de algumas doenças ginecológicas que podem levar à infertilidade (como endometriose, aderências, alterações nas tubas e miomas uterinos). Esta cirurgia é considerada minimamente invasiva já que o cirurgião visualiza e manipula os órgãos localizados no interior da cavidade abdominal por meio de uma câmera e pinças com menos de 1 centímetro de diâmetro, fazendo pequenos cortes na pele.
O que é laparoscopia?
A laparoscopia é uma cirurgia em que o médico realiza uma pequena incisão na região abdominal de pequeno tamanho, por onde é introduzido o laparoscópio, que consiste em um fino tubo de fibras óticas para a avaliação da cavidade abdominal. A microcâmara incorporada ao equipamento permite que o médico tenha uma visão ampla da região, avaliando e diagnosticando possíveis doenças que causem a infertilidade. Esta técnica tem a vantagem de ser pouco invasiva, possibilitando boa recuperação para a paciente.
As vantagens em relação à cirurgia convencional (aquela feita por meio de um corte maior, semelhante ao da cesárea) são:
- Melhor visualização dos órgãos abdominais e pélvicos;
- Menor dor no pós-operatório;
- Menor tempo de internação hospitalar;
- Retorno mais precoce às atividades habituais;
- Redução da perda de sangue;
- Menor formação de aderências no pós operatório tadio;
- Cicatrizes menos evidente, entre outras.
Atualmente existem diversos procedimentos que podem ser realizados pela laparoscopia, sendo essa a técnica muito segura, mas que deve ser realizada por um ginecologista com treinamento e experiência em cirurgia laparoscópica. Antes de ser realizado qualquer tipo de procedimento, essa decisão deve ser conversada amplamente com o médico responsável, que indicará a melhor técnica para a situação da mulher.
As principais doenças e alterações tratadas pela laparoscopia são:
- Endometriose;
- Cistos ovarianos, incluindo endometriomas ovarianos;
- Mioma uterino;
- Gestação ectópica;
- Aderências peritoneais;
- Alterações tubárias;
- Doença inflamatória pélvica, entre outras.
Toda mulher deseja cuidar de sua saúde e evitar que problemas afetem a sua fertilidade e a impossibilite de engravidar. Para isso, é necessário o acompanhamento de um médico de qualidade e confiança.
Os médicos da VidaBemVinda possuem certificação de área de atuação em Endoscopia Ginecológica pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), com experiência e técnicas para realizarem todos os tipos de cirurgias ginecológicas laparoscópicas e cirurgia robótica.