Carreira e maternidade: como o congelamento de óvulos pode ajudar você a escolher o momento certo
Conciliar carreira e maternidade é um desafio moderno, mas a tecnologia pode ser uma aliada. Neste artigo, você vai...
A coenzima Q10 é sintetizada pela membrana celular, mas pode ser suplementada na nossa dieta. Pode ser frequentemente encontrada nos frutos do mar, carnes vermelhas e vegetais, como brócolis e espinafre.
Existem duas formas de Coenzima Q10: ubiquinona e ubiquinol.
O ubiquinol é a forma reduzida (ativa) da coenzima Q10 (as células convertem ubiquinona em ubiquinol) e consequentemente a mais potente. Tal molécula apresenta melhor biodisponibilidade e eficácia para aumentar a atividade da mitocôndria e formação de energia, além de ser um poderoso antioxidante.
Estudos revelam que níveis aumentados de ubiquinol na membrana celular protegem as células contra aumento da produção de radicais livres e diminuem o dano ao DNA celular. Como o ubiquinol atua no aumento da produção de energia celular, a principal consequência nos estudos com fertilidade é o aumento da motilidade espermática.

Utilizamos ubiquinol nos homens com alteração de motilidade espermática, aumento dos índices de fragmentação do DNA no sêmen e após cirurgia de varicocele.
Um estudo realizado em 2009 mostrou que níveis baixos de UbQ10 no fluido seminal impactava negativamente a motilidade dos espermatozoides, mas a suplementação com UbQ10 melhorou tal parâmetro. O ubiquinol não é o único antioxidante importante para a fertilidade masculina, mas também são o ácido lipóico, a vitamina E, a vitamina C, e a glutationa.

Estudos sugerem o uso de 50 mg a 150 mg ao dia.
Fontes:

Conciliar carreira e maternidade é um desafio moderno, mas a tecnologia pode ser uma aliada. Neste artigo, você vai...
A doação de óvulos é uma alternativa segura e eficaz para mulheres que desejam engravidar mesmo diante de desafios...
A decisão de engravidar novamente após uma laqueadura desperta muitas dúvidas e, também, esperança. Neste artigo, você vai entender...