Saiba como ocorre o tratamento da varicocele

Compartilhe este post

Muitos casais encontram dificuldade para engravidar e, geralmente, a mulher é a primeira a procurar ajuda médica. No entanto, é importante que o homem também procure o urologista para avaliar sua saúde, principalmente quando há suspeita de alterações mesmo antes dos exames. Em até metade dos casos, ele pode apresentar problemas de fertilidade. E a principal causa é a varicocele.

varicocele não é causa de falta de ereção, mas causa de infertilidade, pois compromete a qualidade e a motilidade dos espermatozoides.

O que é varicocele?

É a dilatação das veias dos testículos, formando as varizes, como as varizes que ocorrem nas pernas ou outros locais do corpo: há uma insuficiência de drenagem nas veias dos testículos, causando represamento de sangue e dilatação.

Por que pode levar à infertilidade?

A temperatura para produção dos espermatozoides no escroto é mais baixa que a corporal, cerca de 1 a 2 graus celsius mais baixa. Por esse motivo, os testículos ficam situados fora do corpo. Quando há varicocele, o sangue represa ao redor dos testículos, o que aumenta a temperatura e prejudica a formação dos espermatozoides.

Além disso, o sangue represado aumenta o número de toxinas e radicais livres da região, o que diminui a produção, a movimentação e o funcionamento dos espermatozoides, podendo levar também a uma piora função testicular em relação à produção hormonal, principalmente testosterona.

Quais as causas?

É mais comum entre 16 e 30 anos, e a idade parece ser o principal fator de risco. Além disso, homens longilíneos (altos e magros) tendem a ter mais varicocele que os outros.

Alguns especialistas acreditam que acontece quando as válvulas das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente, causando inchaço e alargamento das veias. Geralmente ocorrem do lado esquerdo, mas pode afetar a produção de ambos os testículos. Em caso de homens mais velhos, também é considerada a possibilidade de tumor renal, que pode bloquear o fluxo sanguíneo.

Sintomas

Geralmente, não há sinais ou sintomas. Em alguns casos, o homem pode queixar-se de dor forte ou moderada, que piora ou não com exercícios físicos e melhora ao deitar-se de costas. Com o tempo, podem ser notados sinais de infertilidade, atrofia testicular ou varicocele visível.

Qual é o tratamento da varicocele?

A varicocele pode ser detectada pelo urologista através de um exame físico ou de um ultrassom, que deve ser realizado, no mínimo, duas vezes. Ela pode ser amenizada com uso de analgésicos para aliviar dor e desconforto, mas o tratamento definitivo é sempre cirúrgico, com o objetivo de seccionar as veias afetadas e redirecionar o fluxo de sangue para veias normais.

O tratamento pode melhorar ou até mesmo acabar com o problema, aumentando a qualidade e a produção dos espermatozoides.

O que devo saber sobre a cirurgia?

Existem três tipos de cirurgia possíveis:

  1. Laparoscopia: é o método menos utilizado.
  2. Cirurgia aberta microcirúrgica: dura 45 minutos, é feita com auxílio de um microscópio e apresenta os melhores resultados. O paciente pode ter alta no mesmo dia.
  3. Embolização percutânea: processo menos invasivo, semelhante a um cateterismo, com sucesso inferior ao da cirurgia microscópica.​

Há riscos?

Os riscos são poucos, mas incluem hidrocele (acúmulo de líquido em torno dos testículos), danos a uma artéria ou retorno da varicocele.

Cuidados após a cirurgia

Em geral, o paciente é liberado para casa até um dia depois da cirurgia, retornando a suas atividades em 7-10 dias. Não há limitação para relação sexual, contanto que ele se sinta bem. É importante realizar o espermograma novamente em seis meses para nova avaliação.

Continua com alguma dúvida sobre o tratamento da varicocele? Comente conosco.

Dr. Conrado

Por Dr. Conrado Alvarenga

19 de jul de 2016
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados