11 de dez de 2020

Quais as Chances de Engravidar? O Especialista Responde!

Compartilhe este post

Muitas dúvidas rondam os casais que estão tentando ter filhos: Quais as chances de engravidar a cada mês? É mais fácil conseguir um resultado positivo no começo ou no fim do período de tentativas? Após quanto tempo sem sucesso é necessário buscar ajuda médica?

Calma! Para esclarecer todos esses questionamentos de forma didática, preparamos este artigo para você. Acompanhe a leitura!

Afinal, quais as chances de engravidar?

O tempo médio considerado normal para conseguir engravidar é de até um ano. Após esses doze meses, 85% dos casais já conseguirão ter engravidado. Dos casais que engravidam, a maioria o fará no início do período de tentativas.

De fato, o período entre os primeiros três a seis meses são os mais importantes para conseguir engravidar, sendo que 75% dos casais conseguem um resultado positivo nesse momento.

Quanto às chances de engravidar, elas variam conforme os meses de tentativas:

  • primeiros dois meses: 30% de chances por mês;
  • até o 6º mês: 20% a 15% de chances por mês;
  • do 6º ao 12º mês: 10 a 5% por mês.

Portanto, se o casal demorar mais que esse período, as chances de conseguir o resultado positivo naturalmente vão caindo com o passar dos meses de tentativas.

Por que é importante saber sobre as chances de sucesso de uma gravidez?

A grande relevância de compreender  quais as chances de engravidar é entender o momento que você deve começar a ficar atenta e buscar ajuda médica.

Por exemplo, um casal jovem, que está tentando engravidar por um período maior que seis meses, como vimos, é algo inesperado. Por essa razão, o homem ou a mulher (ou ambos) podem ter alguma dificuldade. Ainda assim, é seguro esperar completar um ano para procurar ajuda especializada.

No entanto, quando a mulher tem mais de 35 anos, isso muda. Nesses casos, como o passar dos anos prejudica a reserva ovariana, o indicado é tentar por seis meses e procurar uma clínica para fazer uma investigação após este período.

Já após os 40 anos, o ideal é já começar com uma avaliação pré-gestacional de imediato e, paralelamente, iniciar as tentativas.

Fatores que impactam no sucesso da gravidez

Além disso, se o casal tiver alguma suspeita de que pode ter dificuldades para engravidar, não precisa esperar por doze meses. O recomendado é consultar um médico assim que decidir ter filhos.

Alguns fatores que podem impactar no sucesso da gravidez e devem ser investigados de imediato são:

  • mulheres com ciclos irregulares, ou seja, ausência de menstruação ou menstruações que ocorrem de maneira mais espaçada, pois sugere disfunções de ovulação;
  • mulheres que sentem dor na relação ou no período menstrual, o que pode indicar endometriose;
  • mulheres que já tiveram alguma infecção pélvica (com dor na região do útero);
  • homens com histórico de varicocele;
  • homens que fizeram uso de anabolizantes;
  • homens com histórico de criptorquidia.

Gostou de descobrir quais as chances de engravidar? Para conferir mais artigos sobre saúde, gravidez e tratamentos de reprodução humana, siga acompanhando o blog da VidaBemVinda.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados